O centro comercial AlgarveShopping, na Guia, tem patente até 6 de janeiro uma árvore de Natal sustentável, produzida a partir de 100 kg de plástico reciclado, de autoria da artista plástica Madalena Martins, vencedora do Prémio Projetos Originais Portugueses (POP) da Fundação Serralves.
A instalação tem, além da árvore, outros elementos as franjas decorativas que circundam o centro comercial, contando com mais 250 kg de plástico reaproveitado e reinventado.
Ou seja, ao todo, esta instalação, que é intitulada “Natal Tropical” e foi produzida durante 4 meses, recorre a 350 kg de plástico obtido e transformado a partir de embalagens provenientes de lavandarias, excedentes da indústria gráfica e reaproveitamento de materiais de outras instalações artísticas da autora.
Este projeto teve uma importante vertente de inclusão social. A produção da árvore contou com o envolvimento de reclusos das prisões de Paços de Ferreira e Vale do Sousa, que, sob a orientação da artista, transformaram os materiais reciclados em decorações natalícias. O trabalho promoveu a reutilização destes recursos e contribuiu para a reintegração social dos participantes.
A composição combina o tradicional vermelho e dourado com o verde das plantas tropicais, transportando os visitantes para um jardim natalício tropical. Outro elemento marcante são as boias náuticas, que celebram a forte ligação do Algarve ao mar, destacam os promotores da iniciativa.
“Estamos muito orgulhosos por voltar a colaborar com a Madalena Martins, uma artista cuja visão criativa se alinha com os valores do AlgarveShopping e com a campanha deste Natal ‘Pensa bem, oferece melhor’ num apelo a uma maior consciência na hora de presentear quem gostamos. Este projeto reflete também o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social, ajudando a promover a beleza de um Natal consciente e impactante”, afirma Carla Martins, Diretora do AlgarveShopping.