As galerias Uffizi e o palácio Pitti, em Florença, Itália, serão palco para as obras da artista portuguesa Joana Vasconcelos. A exposição “Between Sky and Heart” estará na cidade italiana entre os dois 4 de outubro a 14 de janeiro.
“A série de mostras dedicada pelas Gallerie às mulheres artistas, inaugurada em 2016, continua este ano com um grupo de grandes instalações criadas especificamente para as Uffizi e o Palazzo Pitti por uma das protagonistas da arte contemporânea a nível internacional. Estamos muito orgulhosos por receber a primeira exposição de sempre de Joana Vasconcelos na nossa cidade”, disse, em comunicado, o diretor das Galerias Uffizi Eike Schmidt.
A “Between Sky and Heart” (entre o céu e o coração) é uma exposição que liga o mito, história e tradição, através da ironia e irreverência. Estas obras de grande dimensão vão desafiar estereótipos.
“Sou uma artista do contemporâneo, integro-me na criação deste momento histórico, e nunca teria sonhado expor no mesmo museu que acolhe obras de Leonardo Da Vinci, Michelangelo ou Caravaggio. Este convite do diretor das Uffizi é uma enorme honra. Porque, independentemente de ser um artista vivo ou morto, o que interessa é o diálogo gerado entre as obras. A moldura que é o próprio edifício enquadra a produção artística de que século for. Este espaço tem o poder mágico de anular o tempo, como uma máquina do tempo. A coisa mais maravilhosa das Uffizi é a história da arte”, reagiu a artista no mesmo comunicado.