Arquiteto responsável pela Torre dos Clérigos homenageado com programação cultural

Dia 2 de junho, dia de Itália e dia de aniversário de Nicolau Nasoni (em 1691), a Torre dos Clérigos faz uma sessão de homenagem a este importante arquiteto do Porto. Entre as várias obras de distinção no Porto e no Norte de Portugal, a Torre dos Clérigos é a sua obra mais emblemática. Neste…
ebenhack/AP
Programação de compositores italianos do período clássico e barroco e uma dança vertical na fachada principal da Torre dos Clérigos homenageiam Nicolau Nasoni, a 2 de junho, o dia do seu aniversário.
Forbes Life

Dia 2 de junho, dia de Itália e dia de aniversário de Nicolau Nasoni (em 1691), a Torre dos Clérigos faz uma sessão de homenagem a este importante arquiteto do Porto. Entre as várias obras de distinção no Porto e no Norte de Portugal, a Torre dos Clérigos é a sua obra mais emblemática.

Neste sentido, foram planeados dois eventos para marcar esta efeméride.

1) Concerto Ensemble VIVAN

Às 18h00, a Igreja dos Clérigos recebe o Ensemble Vivan para um concerto com uma programação de compositores italianos do período clássico e barroco, onde impera a música italiana, especialmente pensada para o dia da Festa da República Italiana e a Nicolau Nasoni.

Este evento conta com o apoio da Associação Socio-Culturale Italiana del Portogallo (ASCIPDA).

O Ensemble Vivan é um grupo de música de câmara que se apresenta em palco em várias formações, desde duo a quinteto. Está em atividade há quinze anos e é composto por solistas da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis.

2) Espetáculo de Dança Vertical na Torre dos Clérigos

Dando seguimento à homenagem da Irmandade dos Clérigos a Nicolau Nasoni, e porque este é um dia muito especial, pois para além de ser o Dia de Itália, o dia do aniversário de Nicolau Nasoni, foi também, a data do lançamento da primeira pedra que, em 1732 deu origem à construção desta Igreja, a Irmandade dos Clérigos promove um espetáculo aberto à cidade às 21h30, do dia 2 de junho – uma dança vertical.

Ao som dos saxofones de Henk van Twillert e dos Vento do Norte, a conhecida e experiente Paulina Almeida interpretará uma dança na fachada principal da Torre, numa performance dedicada a Itália, a Nasoni e ao lançamento da primeira pedra.

Mais Artigos