Arnault supera Bezos à medida que a LVHM sobe na bolsa

O magnata de moda francês Bernard Arnault é a pessoa mais rica do mundo esta com um valor líquido estimado em 186,3 mil milhões de dólares, colocando-o 300 milhões de dólares acima de Jeff Bezos, que vale 186 mil milhões, e Elon Musk, que vale 147,3 mil milhões. A fortuna de Arnault passou de 76…
ebenhack/AP
O topo da lista de bilionários da Forbes tem sido fortemente dominado por americanos - Bezos, Gates, Buffet . O mexicano Carlos Slim e o francês Bernard Arnault têm sido os disruptores.
Economia

O magnata de moda francês Bernard Arnault é a pessoa mais rica do mundo esta com um valor líquido estimado em 186,3 mil milhões de dólares, colocando-o 300 milhões de dólares acima de Jeff Bezos, que vale 186 mil milhões, e Elon Musk, que vale 147,3 mil milhões.

A fortuna de Arnault passou de 76 mil milhões em março de 2020 para $186,3 mil milhões na segunda-feira, um aumento de mais de 110 mil milhões nos últimos 14 meses, graças a à sua proatividade na pandemia pelo grupo de luxo LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy).

A LVMH, que também possui nomes familiares como a Fendi, a Christian Dior e a Givenchy, aumentou 0,4% nesta segunda-feira, colocando o seu limite de mercado em 320 mil milhões de dólares e aumentando a participação pessoal de Arnault em mais de 600 milhões de dólares.

Actualização: Desde que esta história foi publicada, Jeff Bezos voltou a ser o número um no localizador bilionário em tempo real da Forbes. Contudo, na terça feira às 12pm EDT, Arnault voltou ao topo da lista.«

Bloqueio de Luxo da Europa

LVMH e Arnault representam a notável ascensão das casas de luxo e moda da Europa durante o confinamento.

Impulsionada pelo “momentum” dos compradores na China, de acordo com Flavio Cereda, analista da Jefferies, a LVMH registou receitas de 17 mil milhões de dólares para o primeiro trimestre de 2021, mais 32% em comparação com o mesmo período em 2020.

No período de 18 de março de 2020 até segunda-feira, o património líquido do rival François Pinault, cujo Grupo Kering é proprietário das marcas de luxo Saint Laurent, Alexander McQueen e Gucci, aumentou de 27 mil milhões de dólares para 55,1 mil milhões de dólares. Na Chanel (que não é negociada publicamente), os irmãos Alain Wertheimer e Gerard Wertheimer, netos do fundador Pierre Wertheimer, valem agora 35 mil milhões de dólares, mais do dobro do seu património líquido de 17 mil milhões de dólares em 2020. Até Françoise Bettencourt Meyers, neta do fundador da L’Oréal, desfrutou de um impacto de quase 40 mil milhões de dólares, para 87,8 mil milhões de dólares na segunda-feira.

Europeu no No. 1

Ao longo dos anos, o topo da lista de bilionários da Forbes tem sido fortemente dominado pelos americanos. O primeiro lugar tem sido ocupado pelos cidadãos americanos Bezos, Musk, Gates e Buffett durante a maior parte de duas décadas, tendo sido o mexicano Carlos Slim o disruptor deste domínio durante um período de tempo notável.

Durante vários anos no início do século, os europeus mais ricos foram os fundadores do famoso supermercado Aldi, Theo e Karl Albrecht. Chegaram ao top 10 mas nunca se afirmaram no nº1. Bernard Arnault estreou-se entre os 10 primeiros em meados de 2005, com uma fortuna de 13 mil milhões de dólares. Arnault está entre os 5 primeiros desde 2018 e foi o nº 11 no ano anterior. Tornou-se a terceira pessoa mais rica em 2019, com uma fortuna de 76 mil milhões de dólares.

Desde o início da pandemia, o património líquido das pessoas mais ricas do mundo tem flutuado de forma selvagem, com muitos saltos de milhares de milhões. Elon Musk tornou-se brevemente a pessoa mais rica do mundo em janeiro de 2021, quando o seu património líquido atingiu 189,7 mil milhões de dólares. Isto representou um ganho espantoso de 165 biliões de dólares desde março de 2020, quando ele valia 24,6 biliões de dólares.

Mais Artigos