A ARCOlisboa é uma feira de arte contemporânea internacional produzida pela IFEMA MADRID e pela Câmara Municipal de Lisboa, que marca o reencontro da arte contemporânea nacional e internacional na capital portuguesa.
Decorre até 28 de maio, na Cordoaria Nacional, em Lisboa. Durante estes dias, a “cidade das sete colinas” é um dos centros artísticos e culturais mais atrativos da Europa, com a participação de galerias, artistas, colecionadores, curadores e outros profissionais, para além da representação e envolvimento de instituições culturais, museus e projetos artísticos.
Na sua sexta edição, a Cordoaria Nacional irá acolher os conteúdos artísticos das galerias selecionadas pela comissão organizadora e pelas equipas de curadores das diferentes secções. O evento contará com a participação de 86 galerias provenientes de 23 países, o que representa um aumento de 32% em relação ao ano anterior e um recorde de participação em toda a sua história.
A Feira está organizada em torno de três áreas: o Programa Geral, composto por 55 galerias, e as secções com curadorias, Opening Lisboa, com uma seleção de 23 galerias, e África em Foco, composta por 8 galerias.
O eixo principal da feira, o Programa Geral, será constituído por galerias nacionais e internacionais, com a ARCOlisboa a promover as suas duas principais secções com curadoria: África em Foco, com curadoria de Paula Nascimento e que contará com a participação de galerias do continente africano; e a Opening Lisboa, com curadoria de Chus Martínez e Luiza Teixeira de Freitas, “uma secção que irá investigar as novas linguagens e espaços artísticos, com o objetivo de atrair novos conteúdos e investigações para o certame”, na descrição da organização.
Como já é habitual, a ARCOlisboa dá visibilidade às galerias mais jovens que, pelo seu recente trajeto ou pelas novidades que trazem ao contexto português, apresentam propostas interessantes permitindo descobrir novos criadores.
A MEXTO Property Investment, promotora imobiliária focada na excelência e especializada em reabilitação residencial de luxo, é a anfitriã oficial da feira.
Para facilitar o acesso dos jovens até aos 25 anos, o acesso será gratuito no sábado, 27 de Maio, a partir das 15h00.
Para Elson Angélico, fundador e administrador da MEXTO Property Investment, “estar associado à ARCOlisboa significa a materialização de um percurso que a MEXTO tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos através da arte. A arte faz parte da inspiração para os nossos projetos, desdobrando-se em várias expressões e materializando-se em ações como o NOT A MUSEUM e a WAAU”.
Elson Angélico refere ainda entre outras iniciativas, a criação da plataforma WAAU, World African Artists United, que “visa promover e amplificar a presença de arte africana em todo o mundo, ao destacar internacionalmente artistas africanos e afrodescendentes e os seus trabalhos. A arte está no nosso ADN e, também por este motivo, fazia todo o sentido apoiarmos, mais uma vez, a ARCOlisboa.