A ARCOLisboa realizar-se-á na Cordoaria Nacional, de 23 a 26 de maio, e transformará Lisboa em um centro global de arte contemporânea. A feira oferecerá uma experiência imersiva, exibindo obras de mais de 70 galerias internacionais, numa organização da IFEMA MADRID e da Câmara Municipal de Lisboa.
Entre os vários apoios que o certame destaque para a participação especial da MEXTO, uma promotora imobiliária suíça focada no segmento da reabilitação residencial de luxo, com sede em Portugal desde 2017.
O envolvimento da MEXTO, que sucede pela terceira vez neste evento, vai além do patrocínio tradicional, pois a empresa está envolvida na organização de vários momentos importantes na feira, começando com o Cocktail de Abertura oficial seguido pela After-Party no dia 23 de maio. A After-Party será realizada numa das propriedades da MEXTO na Rua Castilho, que passará por uma extensa reabilitação já este verão.
A ARCOLisboa 2024 pretende promover e dinamizar a arte contemporânea, reunindo colecionadores, galeristas e amantes de arte de todo o mundo.
Este evento exclusivo contará com uma exposição do artista marroquino Mahi Binebine e outros artistas africanos e afrodescendentes influentes, incluindo Amadou Opa Bathily, Dieudonne Djiela Kamgang, Houda Terjuman, Alice Marcelino, Fídel Évora, Gonçalo Mabunda e Kwame Sousa. A exposição temporária permanecerá aberta ao público até ao dia 7 de junho.
A MEXTO e a WAAU (projeto que tem como missão promover e amplificar a presença de arte africana no mundo), terão um stand na ARCOLisboa, onde os participantes poderão votar numa peça de arte decorativa do renomado artista Pedro Pires para instalação no projeto residencial da MEXTO, O’LIVING, localizado perto do Parque das Nações. Esta iniciativa destaca o compromisso da MEXTO em integrar a arte nos espaços de convivência dos seus edifícios, melhorando tanto os aspetos estéticos quanto funcionais da vida urbana.
Outro evento importante será a celebração do Dia de África, a 25 de maio, em parceria com a Forbes Africa. Este evento, organizado pela WAAU e pela MEXTO, acolherá membros do Corpo Diplomático e da CPLP para um cocktail seguido de um Talk mediado pela curadora Paula Nascimento.
“A arte é um componente fundamental da identidade da MEXTO, moldando os projetos e iniciativas que apoiamos com paixão”, refere a empresa
Além das várias iniciativas durante a ARCO, acolher a After-Party numa das nossas principais propriedades, com a presença de artistas tão notáveis, é uma profunda honra e reflete o nosso profundo compromisso para com as artes”, afirma Elson Angélico, membro do Comité de Honra da ARCOlisboa, fundador da Mexto e da WAAU.
“O patrocínio da MEXTO reforça a sua dedicação contínua à promoção da cultura e ao apoio das artes, como um dos elementos integrantes da comunidade e do desenvolvimento”, afirma a MEXTO.