A Aralab fechou os primeiros nove meses de 2025 com uma faturação de 12 milhões de euros, um crescimento de 30% face ao período homólogo. O objetivo até ao final do ano é atingir os 20 milhões de euros de faturação e entrar no mercado norte-americano, para além de reforçar a presença no mercado europeu.
Fundada em 1985, a Aralab tornou-se uma referência em soluções de simulação ambiental e climática para investigação científica e aplicações industriais. Hoje, exporta mais de 80% da produção para mais de 80 países.
A empresa está a aproveitar o dinamismo de setores como o Crop Science, a investigação em plantas e a indústria farmacêutica, onde tem ganho projetos estratégicos para dar um ímpeto maior ao seu crescimento. Só este ano, conquistou um contrato de meio milhão de euros na Alemanha, outro de 400 mil euros na Suíça, e reforçou a presença no setor ferroviário francês, um dos mercados mais competitivos da Europa.
“Os primeiros nove meses de 2025 foram positivos, não só pelos indicadores económicos, mas também pela qualidade e dimensão dos projetos conquistados. É um sinal de que o mercado europeu está a recuperar e continua, felizmente, a investir na área científica e tecnológica”, sublinha Luís Branco, Presidente Executivo da Aralab.
A parceria com a alemã Memmert, iniciada no final de 2024 para o mercado chinês, está agora a ser alargada ao continente americano. O foco: a comercialização de câmaras walk-in para a indústria farmacêutica e investigação vegetal. Uma aposta que combina a engenharia portuguesa com a experiência internacional da Memmert.
“A sua presença nos mercados asiático e americano tem-nos permitido acelerar a nossa expansão. Nos EUA, esperamos alcançar um volume de faturação de meio milhão de euros nos primeiros seis meses de operação.” A parceria inclui ainda a integração de dois profissionais dedicados exclusivamente à Aralab, um Product Manager e um Business Developer, sinal do compromisso com o crescimento sustentado.
Com esta aliança e uma carteira de clientes que inclui nomes como AstraZeneca, Bayer, Bosch, Fiat, Airbus e NASA, a Aralab posiciona-se para entrar num novo patamar competitivo. A combinação entre inovação tecnológica, personalização de soluções e produção europeia continua a ser o motor da sua estratégia.





