A APEX, empresa portuguesa de investimento que trabalha com atletas de elite, lançou o fundo Elite Performance Fund, de 50 milhões de euros, com o objetivo de investir no desporto, media e entretenimento. Alguns dos nomes do desporto português já participam neste fundo como António Félix da Costa (Formula E), Miguel Oliveira (MotoGP) e João Mário (futebolista do Benfica). Lando Norris e Carlos Sainz, da Fórmula 1, e o futebolista Raphaël Varane participam também deste projeto.
Em comunicado, a APEX explica que “a estratégia principal do fundo é promover soluções inovadoras que redefinam os limites da indústria do desporto, dos media e do entretenimento. Os investidores têm acesso privilegiado a uma carteira diversificada, gerida criteriosamente pela equipa de especialistas da APEX, conhecidos pela sua credibilidade e capacidade de encontrar as oportunidades certas nestes sectores”.
Na lista de investidores estão, entre outros, o piloto de F1 Valtteri Bottas, os futebolistas internacionais Jan Vertonghen, Daley Blind, Luuk de Jong e Julian Draxler e o surfista Kanoa Igarashi.
O CEO da APEX, António Caçorino, explica que o Elite Performance Fund é “uma plataforma dinâmica que utiliza o histórico da APEX em combinação com os pontos de vista únicos de atletas de sucesso. Este fundo junta a motivação, a dedicação e a mentalidade competitiva dos atletas com estratégias de investimento orientadas para o futuro”.
O piloto de MotoGP, Miguel Oliveira, salienta que “como atleta profissional, estou sempre preocupado com o futuro do desporto. Juntamente com a APEX, sei que posso desempenhar um papel nesse sentido”.
Citado no mesmo documento, o piloto de Fórmula 1 da McLaren, Lando Norris, refere que enquanto “atleta estou sempre focado em dar o meu melhor, por isso vai ser emocionante aplicar esta perspetiva quando estiver a trabalhar com a APEX para impulsionar a inovação nas áreas do desporto, dos media e do entretenimento”.
No mesmo comunicado, Carlos Sainz, piloto de Fórmula 1 da Ferrari, sublinha que “os meus conhecimentos e a minha experiência no mundo do desporto podem ser aproveitados para aceder a grandes oportunidades de investimento. Através da APEX, posso aplicar o meu valor estratégico para me posicionar como um investidor relevante na indústria do desporto”.
E o futebolista do Anderlecht e da seleção da Bélgica, Jan Vertonghen, admite que “os atletas sempre estiveram em posição de ajudar a acelerar o crescimento das empresas com impacto no mundo do desporto. Faltava-nos apenas a plataforma certa, a APEX, para reunir uma comunidade de atletas empreendedores com a mesma mentalidade”.
A empresa de investimento já investiu noutros projetos desportivos como a TMRW SPORTS, dos golfistas Tiger Woods e Rory McIlroy. Assim como na Playsight, empresa de tecnologia de IA para espaços inteligentes, e na ScorePlay, gestor de recursos de media desportivos.