Presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, desde agosto de 2016, António Laranjo termina as suas funções na empresa que gere a rede rodoviária e ferroviária em Portugal, no dia 31 de dezembro.
O gestor, de 63 anos, foi já confirmado oficialmente pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na qual será o coordenador do projeto técnico da candidatura conjunta de Portugal e Espanha à organização do Mundial-2030.
A responsabilidade de António Laranjo na FPF abrange também a Fase 3 da Cidade do Futebol, em Oeiras. Esta nova etapa do projeto inclui a construção do pavilhão destinado ao futsal, assim como as instalações da Portugal Football School e os novos espaços do Canal 11.
António Laranjo entrará em funções na FPF durante o próximo mês de janeiro de 2022.
Em comunicado oficial, António Laranjo manifesta-se “muito orgulhoso e entusiasmado” com o novo desafio e com a possibilidade de poder “dar o meu contributo para o projeto em comum com Espanha, de candidatura ao Mundial-2030, e para que a Cidade do Futebol seja um espaço ainda mais completo e funcional, valorizando a FPF e o desporto em geral”.
Contributo na candidatura Euro 2004
“Sabemos, pelo seu currículo profissional e pelo contributo fundamental que teve na candidatura do Euro 2004 e, mais tarde, na construção da Cidade do Futebol e na Casa dos Atletas, que as suas qualidades profissionais e pessoais representam uma enorme mais valia para a FPF”, salienta Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
“A sua experiência anterior, designadamente no Euro’2004 que se realizou em Portugal, será essencial para apresentarmos a candidatura conjunta mais forte possível”, diz Luis Rubiales, da Federação espanhola de futebol.
A nomeação do ainda responsável da IP para a FPF mereceu, igualmente, o elogio de Luis Rubiales, Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF): “A RFEF está muito satisfeita por poder contar com uma pessoa com o trajeto de António Laranjo para coordenar o projeto técnico da candidatura. A sua experiência anterior, designadamente no Euro’2004 que se realizou em Portugal, será essencial para apresentarmos a candidatura conjunta mais forte possível. Damos, por isso, as boas vindas a António Laranjo na certeza de que trabalharemos juntos para ter sucesso neste projeto chave para as duas federações e nossos respetivos países”.
António Laranjo é licenciado em engenharia de produção industrial, tem Mestrado em gestão de projetos e foi presidente da Sociedade Euro-2004.
Entre outras funções, liderou também a Ordem dos Engenheiros (Região Sul), foi administrador e diretor geral em diversas áreas da REFER, responsável pelo projeto de alta velocidade da RAVE e presidente da Estradas de Portugal.
Do lado da Infraestruturas de Portugal, com a saída de Laranjo, o novo Conselho de Administração da empresa será nomeado na próxima legislatura. Até lá, a gestão da empresa será assegurada pelo Conselho de Administração em funções.