Foi a partir de Oliveira de Azeméis que António Silva Rodrigues construiu o seu império na área dos moldes e fabrico de componentes para a indústria automóvel. A origem do património familiar remonta a 1959, quando o empresário se uniu ao seu avô para fundar a primeira fábrica de moldes de aço. Atualmente, o grupo tem 36 empresas presentes em vários continentes, 20 unidades de produção e três centros de engenharia. Tem um volume de negócios superior a 800 milhões de euros e emprega mais de 7 mil colaboradores. As exportações representam mais de 95% da sua produção.
Com uma fortuna avaliada em mais de 1,3 mil milhões de euros, António da Silva Rodrigues é hoje o sétimo empresário mais rico de Portugal.
Na área automóvel a Simoldes tem como clientes o grupo Stellantis (Citroen, Peugeot, DS Automobiles, Opel), o grupo Renault Nissan, o Grupo Volkswagen (Volkswagen, Audi, Porsche, Seat, Skoda), a Scania, a Mercedes Benz, e na área não automóvel tem como clientes a Amtrol-Alfa, a NEXX, a Dorel, a Lennox International, a Browning, a Cotesi, entre muitos outros.
Além da área industrial, António da Silva Rodrigues investiu no setor financeiro, sendo o acionista de referência do Banco BIG e ainda tem ações do Millenium BCP. Além disso, tem uma carteira interessante de ações de multinacionais e é dono de vários imóveis.
Conheça aqui o top ten da lista da FORBES dos 50 mais ricos de Portugal.