O Governo angolano decretou cinco dias de luto nacional pela morte do antigo Presidente José Eduardo dos Santos. Numa nota divulgada pela atual Presidência de João Lourenço, é referido que foi declarado cinco dias de luto nacional na sequência da morte de José Eduardo dos Santos, com início já este sábado.
Para já, ainda não são conhecidos mais pormenores sobre as exéquias fúnebres do antigo governante de 79 anos, cuja morte foi dada a conhecer esta manhã pela Presidência da República.
Numa nota do Executivo liderado por João Lourenço pode ler-se que é “com um sentimento de grande dor e consternação”, que se comunica hoje o falecimento de José Eduardo dos Santos, tendo sido certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença.
No mesmo comunicado, o Governo reafirma “o maior respeito e consideração, perante a figura de um Estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis”. O Executivo da República de Angola apresenta ainda à família “os seus mais profundos sentimentos de pesar e apela à serenidade de todos neste momento de dor e consternação”.
José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017. Fica na história como uma das mais longas presidências no mundo, 38 anos. No pós-independência liderou o país ao longo dos difíceis anos da guerra civil, que se estendeu até 2002.
Quando a renunciou a recandidatar-se, em 2017 foi sucedido no cargo pelo atual Presidente João Lourenço, eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola.