Os norte-americanos lideram o consumo de tecnologia no mundo, com 13,4 dispositivos e ligações per capita, contra uma média mundial de 2,4. Os dados foram recolhidos e compilados no Digital Economy Report 2024, realizado pelas Nações Unidas, e analisados pela AltIndex, empresa de análise de dados. Há cinco anos os norte-americanos possuíam oito dispositivos em média, o que mostra um crescimento de 63% neste período.
Embora os gastos mundiais com dispositivos tecnológicos tenham caído desde 2021 – após o boom de compras na pandemia, o que levou à quebra do consumo – o valor mundial das compras de computadores, tablets e smartphones ascendeu a 710 mil milhões de dólares (cerca de 645 mil milhões de euros) em 2023. No entanto estas compras apenas representam um pequeno número face ao total mundial de dispositivos que existem atualmente no mercado mundial: nos últimos cinco anos, o número médio de dispositivos e conexões per capita aumentou de 2,4 para 3,6. Mas isto é a média mundial, porque as diferenças regiões são gritantes.
Até 2028, a Statista, multinacional de recolha de dados, estima cerca de 40 milhões de ligações IoT globalmente, o que fará crescer a média de dispositivos tecnológicos no mundo. .
De acordo com os dados do relatório, os norte-americanos possuíam uma média muito superior a dos europeus e os asiáticos. A Europa Ocidental apresenta uma média de 9,4 dispositivos e conexões por pessoa, a Europa Central e de Leste apresenta um valor médio de quatro dispositivos. No entanto, esta região mostra uma maior evolução em termos percentuais nestes cinco anos, já que as estatísticas mostram que, entre 2018 e 2023, o número médio de dispositivos tecnológicos pertencentes aos europeus saltou 68%, passando de 5,6 para 9,4.
Os dispositivos IoT vão aumentar número total de ligações
Este relatório mostra ainda que os dispositivos com Internet das Coisa (IoT), sejam sensores, automóveis, eletrodomésticos, wearables, entre outros vão impulsionar a propriedade de dispositivos tecnológicos no mundo.
Em 2021, os dispositivos IOT superaram os dispositivos convencionais pela primeira vez, atingindo um total de 9,2 mil milhões de ligações em todos os continentes. Em 2024, espera-se que o número total de conexões IoT ultrapasse 18,8 mil milhões, o que duplicará nos próximos quatro anos. Até 2028, a Statista, multinacional de recolha de dados, estima cerca de 40 milhões de ligações IoT globalmente.