A partir desta segunda-feira, 18 de outubro, a histórica aldeia de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, entra também para a história de uma das séries televisivas mais famosas do mundo, “A Guerra dos Tronos” (“Game of Thrones” ou GoT).
Tudo porque os responsáveis da série produzida pela HBO, que é ferverosamente acompanhada por milhões de fãs, escolheram Monsanto para as gravações de “House of the Dragon”, prequela de “A Guerra dos Tronos”, cuja estreia está marcada para 2022.
Estes novos capítulos, que terão lugar cerca de 200 anos antes dos acontecimentos de “A Guerra dos Tronos”, serão filmados em diferentes zonas do concelho de Idanha-a-Nova até, pelo menos, 3 de novembro.
Condicionalismos no trânsito
O município de Idanha-a-Nova fez saber que as rodagens implicarão cortes no trânsito de diferentes vias, nas localidades de Monsanto (Largo do Baluarte, Largo da Misericórdia, Largo da Relva e acesso ao Castelo) e Penha Garcia (Largo 1º de Maio), mas as datas dos condicionalismos rodoviários podem ser prolongadas, em caso de necessidade.
De resto, o próprio Castelo de Monsanto estará interdito a residentes e visitantes da Aldeia Histórica de Monsanto, no período compreendido entre 18 de outubro e 13 de novembro de 2021.
“A interdição visa criar condições de logística e segurança para as equipas de trabalho na montagem de cenários e equipamentos”, refere a autarquia local.
Vários figurantes portugueses irão participar também, tendo o recrutamento para o casting sido feito pela empresa Modexpor Casting.
Para Monsanto, a entrada no mundo da fantasia dos dragões de GoT poderá levar a uma subida do interesse por parte dos turistas, dado o fenómeno global que é a “Guerra dos Tronos” – noutras localidades noutros países (como Croácia, Espanha ou Irlanda) que acolheram, igualmente, a rodagem da série, ao longo das suas oito temporadas, o turismo conheceu um incremento.
Monsanto poderá, assim, entrar na rota do turismo internacional dos fiéis de GoT, tal como sucedeu a Alcázar de Sevilha (Andaluzia), Almeria (Andaluzia), Cáceres (na Estremadura) ou Osuna, em Espanha. De resto, a desconhecida Osuna, município na província de Sevilha, comunidade autónoma da Andaluzia, passou a ser um dos epicentros das atenções dos apaixonados da série.
Aumento significativo do turismo é cenário bastante plausível. Até porque isso ocorreu em localidades espanholas que receberam também filmagens de “A Guerra dos Tronos”.
À conta de 17 minutos de exibição, nos quais Osuna aparece no episódio final da quinta temporada de GoT, o episódio 9, transmitido em junho de 2015, esta cidade viu o seu turismo aumentar 75% logo no ano 2015, depois das gravações da série.
A prequela agora em rodagem é baseada no bestseller mundial “Fire & Blood”, de George R.R.Martin, acompanhando o início e o fim da Casa Targaryen, concentrando-se na guerra civil dos Targaryen que se tornou conhecida como a “Dança dos Dragões”. Tudo aponta para que seja composta por dez episódios.