Vai nascer em Alcântara, na zona ribeirinha da cidade de Lisboa, um importante projeto do segmento de escritórios de Lisboa, o ALLO: Acântara Lisbon Offices.
O nome ALLO surge, “não apenas como uma designação, mas também como marca, que incorpora o conceito subjacente ao projeto, de criação de uma rede de pessoas que colaboram entre si, contribuindo para o sucesso da comunidade em que se inserem, de forma a criar uma maior afinidade junto de empresas e pessoas, bem como uma cultura, sentido de pertença e de comunidade”, explicam os promotores do projeto.
Com um investimento total de €125 M, este bloco de escritórios tem a sua conclusão prevista para o final do ano 2022.
Explicam os promotores que “a proximidade com o rio e com o Lx Factory fomentam o work life balance e o consequente aumento da produtividade, fatores cada vez mais relevantes para as empresas que competem na atração e retenção de talento”.
O ALLO contou com um trabalho de consultoria estratégica realizado pela CBRE, a qual terá a seu cargo, juntamente com a também consultora imobiliária JLL, a comercialização deste empreendimento.
Certificações que pretende obter
O ALLO terá como objetivo a obtenção das certificações WELL Gold, que reconhece e promove a relação entre o edifício e os seus ocupantes, nomeadamente o impacto do ambiente contruído na saúde e bem-estar humano, e LEED Gold, que define edifícios sustentáveis, que promovem a eficiência energética e o desempenho ambiental, contribuindo para reduzir a pegada carbónica. Adicionalmente e como forma de medir a flexibilidade, robustez e segurança da conectividade tecnológica, garantindo que os edifícios têm a infraestrutura digital em que as empresas atuais confiam e as empresas de amanhã procuram, o ALLO será certificado com o nível WIREDSCORE Gold.
O ALLO disponibiliza áreas em open-space com mais de 2.600 m2 por piso e, ao nível da oferta de infraestruturas comuns, inclui um restaurante com esplanada na praça central, um rooftop de uso exclusivo de cada edifício, uma sala multiusos (para cocktails, reuniões, yoga, etc.), balneários, estacionamento com carregadores elétricos e com lugares para viaturas de mobilidade suave (bicicletas e trotinetes), bem como ao nível das amenities disponibilizadas aos utilizadores dos edifícios, destacando-se os serviços de concierge e uma app interativa que pretende fomentar a ligação entre e com os utilizadores.
Com assinatura do atelier Saraiva Associados, o projeto ALLO integra uma área bruta de construção acima do solo de cerca de 39.000 m2, dividida por dois edifícios de escritórios de características semelhantes, cada um com 7 pisos acima do solo, a que irá corresponder uma Área Bruta Locável (ABL) de cerca de 34.000 m2. Cada um dos edifícios contabiliza ainda quatro pisos em cave, totalizando no seu conjunto 681 lugares de estacionamento.
Os dois edifícios comunicam entre si ao nível do piso térreo através de uma praça central.
André Gomes de Sousa, Executive Partner na Bedrock Capital Partners refere que a ideia foi criar um espaço que “espelhe as novas tendências de trabalho do pós-pandemia, o estilo de vida das pessoas que nele se movimentam, pela sua forte componente humana e de proximidade, mas também pelas características de inspiração, conectividade e criatividade, que pretendem elevar a realização profissional de cada um. Num contexto crescente de modelos híbridos de trabalho, queremos criar uma experiência de trabalho que atraia as pessoas para o escritório.”