A Associação Empresarial de Portugal (AEP) irá apresentar, no próximo dia 5 de novembro, o projeto “Novo Rumo a Norte – Rumo à Sustentabilidade”, uma iniciativa que visa impulsionar o crescimento sustentável das micro, pequenas e médias empresas (MPME) da região Norte.
Este projeto pretende fortalecer o ecossistema empresarial regional, promovendo a adoção de boas práticas ESG (Environmental, Social and Governance) como fator de diferenciação e sucesso a longo prazo.
“Antecipando as exigências que cada vez mais se colocam às MPME, o projeto aposta em ações de sensibilização, capacitação e disseminação de boas práticas e dos resultados do projeto, ajudando as empresas a interpretar e construir instrumentos capazes de responderem às novas exigências regulatórias e de mercado. O desafio da sustentabilidade – ambiente, social e governance – é tratado não apenas como um imperativo, mas também como uma estratégia de inovação, criação de valor e competitividade”, adianta o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.
O “Novo Rumo a Norte – Rumo à Sustentabilidade” surge também como resposta à necessidade de partilha de informação, da capacitação e da construção de instrumentos adequados para todas as empresas, independentemente da sua localização geográfica na Região Norte, para contribuir para corrigir as desigualdades regionais evidenciadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que apontam a necessidade de reforçar a coesão económica e social na região Norte, especialmente nas NUTS III.
Com um orçamento global de 924 mil euros, e uma duração prevista até ao segundo trimestre de 2027, o projeto irá abranger 500 MPME da região Norte, proporcionando-lhes ferramentas, conhecimento e capacitação em áreas estratégicas da sustentabilidade empresarial.





