Ações da Oracle caíram na passada sexta-feira e Larry Ellison perdeu 24 mil milhões de dólares

Larry Ellison, atualmente a segunda pessoa mais rica do mundo, logo a seguir a Elon Musk, perdeu cerca de 24 mil milhões de dólares (cerca de 20,5 mil milhões de euros) em apenas um dia, depois das ações da Oracle terem caído 7%, para os 291 dólares (cerca de 249,5 euros). Esta foi a segunda…
ebenhack/AP
Com 41% da Oracle, Larry Ellison mantêm-se no segundo lugar do ranking dos mais ricos do mundo, logo a seguir a Elon Musk, fundador da Tesla, que está cada vez mais perto dos 500 mil milhões de dólares.
Líderes Listas

Larry Ellison, atualmente a segunda pessoa mais rica do mundo, logo a seguir a Elon Musk, perdeu cerca de 24 mil milhões de dólares (cerca de 20,5 mil milhões de euros) em apenas um dia, depois das ações da Oracle terem caído 7%, para os 291 dólares (cerca de 249,5 euros). Esta foi a segunda maior queda de valor da empresa este ano.

Esta queda aconteceu, apesar de os executivos da Oracle, incluindo Ellison e o CEO, Clay Magouyrk, conversarem com analistas na quinta-feira à noite e terem anunciado um crescimento médio anual de 31% na receita nos próximos cinco anos, com vendas que devem atingir os 225 mil milhões de dólares (cerca de 218,7 mil milhões de euros) até o ano fiscal de 2030. Os executivos afirmaram que os lucros devem aumentar para 21 dólares por ação até o ano fiscal de 2030, um crescimento médio anual de 28%. Ainda assim, Wall Street reagiu negativamente.

Segundo o analista Brent Thill, da Jefferies, ouvido pela Forbes Internacional, a queda das ações pode ser atribuída ao facto de os executivos da Oracle não terem fornecido detalhes adicionais sobre os planos de despesas de capital, observando que não houve «comentários prospetivos» sobre as despesas e que as estimativas precisariam de «aumentar» em linha com o crescimento da receita da infraestrutura de cloud da Oracle.

Larry Ellison, que detém cerca de 41% do capital da Oracle, mantem a sua posição de segunda pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna estimada em 350,6 mil milhões de dólares (cerca de 300,7 mil milhões de euros).

As ações da Oracle aceleraram nos últimos meses, uma vez que a gigante da computação em nuvem previu um crescimento significativo da receita com a procura por IA. No mês passado, a Oracle projetou que a receita da infraestrutura em nuvem aumentaria para 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,5 mil milhões de euros) neste ano fiscal, antes de quase dobrar para os 32 mil milhões de dólares (cerca de 27,5 mil milhões de euros em 2027.

Larry Ellison, que detém cerca de 41% do capital da Oracle, mantem a sua posição de segunda pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna estimada em 350,6 mil milhões de dólares (cerca de 300,7 mil milhões de euros). A queda das ações reduziu o património líquido de Ellison, em cerca de 6,3%. No mês passado, Larry Ellison chegou perto da fortuna de Elon Musk – que tinha cerca de 485 mil milhões de dólares, ou seja, 416 mil milhões de euros, na passada sexta-feira -, depois que as ações da Oracle registarem a maior subida desde 1992.

(Com Ty Roush/Forbes Internacional)

Mais Artigos