A ACCIONA Energia e a SSE Renováveis estabeleceram um acordo para explorar as oportunidades de energia eólica offshore na Polónia, aproveitando o facto deste país pretender avançar com a implementação de cerca de 6 GW desta tecnologia até ao final da década.
Para o efeito, ambas as empresas, que já colaboram em Espanha e Portugal, assinaram um Memorando de Entendimento (MdE) com o objetivo de formalizar uma joint venture de 50/50 para o mercado polaco.
A Polónia estabeleceu como meta produzir pelo menos 23% do seu consumo bruto de energia a partir de fontes renováveis até 2030 e pelo menos 28,5% até 2040.
O desenvolvimento da energia eólica offshore é um dos elementos-chave para a Polónia atingir estes objetivos. Dessa forma, estabeleceu instalar 5,9GW de energia eólica offshore até 2030 e 11GW até 2040.
Neste momento, o Governo polaco está a finalizar o quadro regulamentar para a concessão de Licenças de Localização Offshore (OLL) para a atribuição de direitos de desenvolvimento, destinados a parques eólicos offshore.
Na Polónia, a ACCIONA Energia já detém e opera localmente mais de 100MW de ativos de produção eólica onshore, juntamente com um portfólio de novos projetos em desenvolvimento.
A criação desta joint venture junta-se ao anúncio, no início deste ano, de que a ACCIONA Energia e a SSE Renováveis trabalhariam em conjunto para explorar oportunidades de energia eólica offshore em Espanha e Portugal.
A SSE Renováveis está atualmente a construir o maior parque eólico offshore do mundo, o Dogger Bank Wind Farm (3,6GW) no Mar do Norte, juntamente com o Equinor e a Eni, dentro de um portfólio de 7GW em projetos.
Rafael Mateo, CEO da ACCIONA Energia, considera que a “ACCIONA Energia e a SSE Renováveis têm forças complementares e uma visão comum que permite fazer progressos rápidos nos mercados espanhol e português. A Polónia é um país promissor para o desenvolvimento eólico offshore”.
Jim Smith, Diretor-Geral da SSE Renováveis enfatiza a sua satisfação pela ampliação da “cooperação com a ACCIONA Energia e incluir nos nossos planos de codesenvolvimento as oportunidades eólicas offshore na Polónia, além de Espanha e Portugal. Existem oportunidades interessantes no setor eólico offshore polaco, com um roteiro avançado, uma meta clara para 2030 e uma grande ambição a partir de 2040″.