O Abanca acaba de reforçar o seu negócio, com a conclusão da operação de aquisição do Novo Banco em Espanha, tal como previsto no seu plano estratégico, o que permite com que a instituição atinja os 100 mil milhões de euros de volume de negócio e reforce o seu posicionamento em duas áreas de atividade prioritárias.
A primeira área, indica um comunicado enviado à FORBES, está relacionada com o negócio da banca pessoal e privada, que cresceu nos últimos anos com as aquisições da rede de retalho e private banking do Deutsche Bank em Portugal, do Banco Caixa Geral em Espanha e, mais recentemente, com a compra do Bankoa. O segundo eixo, que será reforçado com a aquisição da rede espanhola do Novo Banco, é a do negócio de empresas, especialmente nas operações fora do balanço e na atividade cross border.
O Novo Banco tem atualmente um volume de negócio de 4.287 milhões de euros, dispondo de 10 agências situadas em centros urbanos especializados em banca pessoal, privada, de empresas e institucional. Conta com uma equipa de 172 colaboradores e uma rede de 102 agentes financeiros especializados.
O valor da compra do Novo Banco não foi revelado, mas sabe-se que com esta operação agora fechada o Abanca passará a ter um volume de ativos na ordem dos 71,3 mil milhões de euros e a gerir 42,3 mil milhões de euros de crédito a clientes, assim como 46 mil milhões de euros de depósitos e mais de 11,7 milhões de euros de passivos fora do balanço. O número de colaboradores sobe para 6.312 e o de agências para 745.
O nota refere, no entanto, que a transação está sujeita às autorizações regulatórias correspondentes e à conclusão do processo de integração, uma área onde o Abanca tem vindo a acumular experiência ao longos dos últimos anos.
Além disso, o Novo Banco irá potenciar o crescimento do Abanca noutras áreas, como é o caso dos seguros, um segmento que está em pleno crescimento na instituição, após o relançamento da companhia de seguros de vida e a criação do Abanca Seguros, em conjunto com o Crédit Agricole Assurances, que já tem licença para operar e vai lançar os seus primeiros produtos próprios nas próximas semanas.