No seguimento do roadster Audi skysphere (de 2021) e do sedan Audi grandsphere e do citadino Audi urbansphere space concept (de abril de 2022), a marca alemã apresentou agora um protótipo de um crossover coupé de quatro portas 100% elétrico, o Audi activesphere concept.
Juntos, estes quatro modelos conceptuais, demonstram o caminho do que virá a ser a mobilidade do futuro, na perspetiva do fabricante.
Oliver Hoffmann, Membro da Direção de Desenvolvimento Técnico da Audi, refere que “os veículos sphere concept apresentam a nossa visão para a mobilidade premium do futuro. Estamos a viver uma mudança de paradigma, especialmente no interior dos nossos futuros modelos Audi. O interior transforma-se num lugar onde os passageiros se sentem em casa e podem ligar-se ao mundo exterior ao mesmo tempo. A inovação técnica mais importante no Audi activesphere é a nossa adaptação da realidade aumentada à mobilidade. A Audi dimensions cria a síntese perfeita entre o espaço envolvente e a realidade digital.”
Este modelo mede 4,98 metros de comprimento, 2,07 metros de largura e 1,60 metros de altura, tendo ainda uma distância entre eixos de 2,97 metros para proporcionar o máximo de espaço para as pernas dos passageiros.
Tal como com o seu parente, o Audi grandsphere concept, as portas do Audi activesphere, que estão acopladas aos pilares A e C, à frente e atrás, abrem-se em direções opostas, não existindo, também aqui, pilar B. Esta solução significa que todo o espaço interior se abre aos passageiros assim que estes acedem ao habitáculo.
“Sphere” dá o mote
De resto, a designação Sphere, comum dos nomes Audi skysphere, grandsphere, urbansphere e agora, também, activesphere, refere-se ao interior. Kilowatts e km/h ou aceleração lateral já não estão no topo das especificações de design para esta nova geração de automóveis. Em vez disso, o ponto de partida é o interior, a esfera de vida e experiência dos ocupantes durante as suas viagens.
O activesphere assinala ainda a primeira vez que um automóvel hatchback Sportback incorpora os elementos de design e equipamento técnico de um modelo allroad. Por esta razão, a Audi chama à nova variante de carroçaria “active Sportback”, em contraste com a designação allroad.
A traseira Sportback do activesphere pode transformar-se numa plataforma de carga aberta (“active back”) ao toque de um botão, pensada para transportar equipamento de lazer, tal como bicicletas elétricas ou equipamento de desporto aquático e de inverno.
Ou seja, o veículo pode transformar-se numa pick-up para o transporte de equipamento desportivo.
Este mais recente Audi activesphere concept de tração integral quattro variável, controlada eletronicamente, pauta-se pela sua elevada distância ao solo e com jantes grandes de 22 polegadas (com pneus de medida 285/55) que o preparam para poder rolar em ambientes fora de estrada.
A distância ao solo do Audi activesphere, que dão ao veículo ares da família Audi Allroad, é, aliás, variável: para utilização em percursos fora de estrada, essa distância pode ser aumentada em 40 milímetros a partir da altura normal de 208 milímetros.
O visual exterior, com os seus volumosos guarda-lamas, realça especificamente a capacidade todo-o-terreno do veículo.
O concept foi criado e desenhado no Audi Design Studio em Malibu, EUA, a um passo da estrada costeira Pacific Coast Highway. Gael Buzyn, manager do Studio, e a sua equipa são as mentes criativas por detrás deste projeto que descreve da seguinte forma: “O activesphere é único. É um novo tipo de ‘crossover’ que combina inteligentemente a elegância de um Audi Sportback, a praticidade de um SUV e verdadeiras capacidades todo-o-terreno.”
Com propulsão elétrica e tecnologia de carregamento rápido, o activesphere junta-se à família dos sphere concepts.
Sem emissões locais, com uma autonomia superior a 600 km e carregamentos rápidos graças à tecnologia de 800 Volts, este activesphere concept, dispõe de cerca de 100 kWh de capacidade de energia na sua bateria.
Os motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro garantem uma potência total de 325 kW e um binário máximo de 720 Nm. O concept está equipado com a suspensão pneumática da Audi com amortecedores adaptativos.
Este protótipo foi equipado com tecnologia de condução autónoma e de Realidade mista, em que o mundo físico e o virtual se combinam, através da exibição, em tempo real, de conteúdos digitais nos campos de visão dos ocupantes.
Os headsets de alta tecnologia proporcionam uma visão do ambiente real e do percurso, exibindo simultaneamente conteúdos 3D e elementos interativos, configuráveis individualmente para condutores e passageiros.
Isto significa que toda a informação relevante para o condutor, como a relativa à condução e à navegação, pode ser exibida. E no interior, os utilizadores com headset podem ver os painéis de controlo e outros mostradores virtuais num design organizado e minimalista que permanece oculto a olho nu.
A ótica da realidade mista dá aos utilizadores a capacidade de interagir com precisão com estas zonas reais, mas invisíveis, sensíveis ao toque, à medida que os headsets exibem e executam funções reagindo em tempo real quando os utilizadores lhes tocam.