A norte-americana TransPerfect, fornecedora mundial de soluções linguísticas e de inteligência artificial (IA) para negócios globais, comprou a Unbabel, plataforma portuguesa baseada em IA de Language Operations (LangOps). No entanto, o valor da operação não foi divulgado. De acordo com a tecnológica portuguesa, que comunicou o compra, este negócio “representa um marco de elevada importância para a inovação portuguesa, permitindo que a tecnologia de última geração e o talento de investigação da Unbabel tenham agora uma plataforma global para escalar”.
A Unbabel foi fundada em Lisboa, em 2013, com uma ideia original inspirada por uma viagem de surf. A tecnológica portuguesa “tem sido pioneira na tradução baseada em IA, com a missão de eliminar barreiras linguísticas e ajudar marcas globais a conquistar a confiança dos seus clientes”, tendo-se tornado “a primeira ‘startup’ portuguesa alguma vez aceite na Y Combinator, um marco que impulsionou a sua ambição global”.
Em junho do ano passado, a Unbabel foi uma das quatro premiadas com 250 mil euros pela Comissão Europeia no âmbito do Grande Desafio da Inteligência Artificial. Em fevereiro último, a Unbabel concluiu processo de despedimento coletivo em Portugal.
Recorde-se que a Unbabel “cresceu rapidamente até se tornar numa líder internacionalmente reconhecida em IA – evoluindo da sua primeira plataforma de tradução ‘human-in-the-loop’ para LLM [grande modelo de linguagem] de ponta e com renome mundial”. Por sua vez, “ao integrar o TowerLLM e o COMET da Unbabel no seu portfólio tecnológico GlobalLink, a TransPerfect consolida a sua posição como líder em soluções globais de conteúdos baseados em IA”, refere o comunicado que dá conta da operação.
“A Unbabel é uma pioneira no desenvolvimento de modelos de IA para uso em tradução. Vemos a combinação das pilhas tecnológicas como uma grande vitória para os nossos clientes em comum — e continuaremos a impulsionar a eficiência através da inovação”, afirma o presidente e co-presidente executivo (CO-CEO) da TransPerfect, Phil Shawe, citado no comunicado.

O cofundador e CEO da Unbabel, Vasco Pedro, vai continuar na empresa “para supervisionar a integração”, referem. “Quando começámos a Unbabel em Lisboa, há 12 anos, o nosso objetivo era simples: eliminar barreiras linguísticas com IA. Do TowerLLM ao COMET, a nossa equipa estabeleceu novas referências para a comunicação multilingue”, diz, por sua vez, Vasco Pedro. “Estou profundamente grato a todos os Unbablers que tornaram esta jornada possível, juntar-nos à TransPerfect vem proporcionar à nossa tecnologia e às nossas pessoas um palco global para criarem um impacto ainda maior”, acrescentou o responsável.
A TransPerfect foi assessorada na operação pela Baker Botts e pela DLA Piper ABBC Portugal e a Unbabel foi representada pela Orrick.
“A natureza complementar da tecnologia e da equipa da Unbabel reforça ainda mais as capacidades de IA já existentes da TransPerfect”, segundo a empresa. A integração dos recursos da Unbabel “– desde LLMs proprietários até talento de investigação de nível mundial – expande de forma significativa a gama de soluções de IA disponíveis para os clientes” e “como parte da aquisição, a equipa da Unbabel passará a integrar as operações da TransPerfect em Lisboa, que se tornará agora um centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa”, é referido no comunicado.
A TransPerfect foi assessorada na operação pela Baker Botts e pela DLA Piper ABBC Portugal e a Unbabel foi representada pela Orrick. Em junho do ano passado, a Unbabel foi uma das quatro premiadas com 250 mil euros pela Comissão Europeia no âmbito do Grande Desafio da Inteligência Artificial. Em fevereiro último, a Unbabel concluiu processo de despedimento coletivo em Portugal.
(Lusa)