Ainda há pouco menos de dois meses a ByteDance, dona da Tik Tok, era o unicórnio – startup privada com avaliação superior a mil milhões de euros – mais valioso do mundo. Valia então qualquer coisa como 225 mil milhões de dólares (216,7 mil milhões de euros), segundo a lista da CB Insights.
Agora, no início do novo ano, a lista elaborada pela consultora atribuiu o primeiro lugar do ranking dos maiores unicórnios do mundo à Spacex, que passou de uma avaliação de 200 mil milhões de dólares (cerca de 192,6 mil milhões de euros) para uns incríveis 350 mil milhões de dólares (cerca de 337,1 mil milhões de euros), contribuindo, em boa parte, para o crescimento da fortuna de Elon Musk, co-fundador da mesma, que ascende, no momento, a 425 mil milhões de dólares (cerca de 409,3 mil milhões de euros). A Spacex é uma empresa aeroespacial, que tem como objetivo colonizar o planeta Marte, proporcionando novas alternativas de vida aos humanos, caso a Terra entre em colapso.
Porém, também a ByteDance viu o seu valor aumentar dos 225 mil milhões de dólares (cerca de 216,7 mil milhões de euros, para os 300 milhões de dólares (cerca de 289 mil milhões de euros), apesar de ter descido para a segunda posição da lista.
No início deste novo ano havia 1.249 unicórnios, cuja avaliação conjunta ascendia a 4,2 biliões de dólares (cerca de 4 biliões de euros).
A terceira classificada, a OpenAI, também do universo de empresas do homem mais rico do mundo, mantém o seu valor inalterado, nos 157 mil milhões de dólares (cerca de 151,2 mil milhões de euros). Estas três empresas são também as únicas startups do mundo que ultrapassam a fasquia dos 100 mil milhões de dólares de avaliação, já que a empresa que se posiciona no quarto lugar, a Stripe, empresa norte-americana de serviços financeiros, está avaliada em 70 mil milhões de dólares (cerca de 67,4 mil milhões de euros), seguida da Shein, com 66 mil milhões de dólares (cerca de 63,6 mil milhões de euros) de valor.
No início deste novo ano havia 1.249 unicórnios, cuja avaliação conjunta ascendia a 4,2 biliões de dólares (cerca de 4 biliões de euros).