Enquanto o presidente Joe Biden resiste às pressões para desistir da corrida a 2024, as manobras do antigo presidente Barack Obama na crise interna do partido têm sido objeto de um intenso escrutínio.
Uma notícia do Politico, segundo a qual George Clooney consultou Obama antes de apelar publicamente a Biden, na quarta-feira, para que se retirasse da corrida – e Obama não tentou dissuadir Clooney – está a levantar questões sobre a posição de Obama relativamente à candidatura de Biden, apesar de o antigo presidente ter declarado publicamente o seu apoio ao seu antigo vice-presidente.
Os respetivos campos de Biden e Obama descrevem-nos como “uma família”, mas a sua parceria de longa data tem sido pontuada por tensões ocasionais nos bastidores durante anos, em grande parte devido a um conflito de personalidade entre Biden, muitas vezes descontraído, e Obama, disciplinado, que se estendeu aos funcionários de nível inferior, criando uma rivalidade entre os funcionários de Biden que tentaram provar que os opositores da era Obama estavam errados.
Tem sido amplamente divulgado que Biden se arrepende profundamente de ter dado ouvidos a Obama e a outros membros do partido que o incitaram a não se candidatar à presidência em 2016, em parte porque Biden estava de luto pela morte do seu filho, Beau, em 2015, e também porque acreditavam que Hillary Clinton tinha mais hipóteses de vencer Trump.
Biden referiu-se ao seu ressentimento na sua recente entrevista com o advogado Robert Hur, dizendo que “muitas pessoas… exceto [Obama]” o encorajaram a concorrer à nomeação democrata em 2016.
Durante o tempo em que estiveram na Casa Branca, alguns assessores de Obama gozavam frequentemente com a propensão de Biden para gafes, disse a antiga secretária de imprensa Jen Psaki ao Politico em 2020: O próprio Obama fez pouco caso dos desvios de Biden na sua primeira conferência de imprensa na Casa Branca, em 2009, dizendo aos jornalistas: “Não me lembro exatamente a que se referia Joe – o que não é surpreendente”.
Durante a campanha de reeleição de Obama em 2012, Biden ficou famoso por ter apoiado o casamento entre pessoas do mesmo sexo numa entrevista televisiva antes de Obama, uma jogada surpresa que frustrou alguns assessores de Obama que estavam a planear um anúncio mais deliberado – mas que foi bem recebida por muitos defensores.
Pelo contrário, Biden e os membros da sua administração têm criticado o estilo político de Obama como sendo demasiado rígido e por vezes condescendente, de acordo com vários relatórios. O próprio Biden deu recentemente a entender este sentimento, dizendo a Hur que instava Obama a adotar uma abordagem mais pessoal, referindo que, enquanto vice-presidente, recebia frequentemente legisladores para o pequeno-almoço.
O presidente também referiu o seu desacordo com Obama em 2009 sobre o envio de uma vaga de tropas para o Afeganistão – um conflito que Biden herdou, levando à desastrosa retirada militar de 2021 – dizendo a Hur que disse a Obama para não avançar com o destacamento para “francamente, salvar a sua pele”.
(Com Forbes Internacional/Sara Dorn)