Um vitral da Tiffany que representa árvores floridas e um rio ondulante em cores vibrantes poderá tornar-se na peça mais cara de sempre dos Estúdios Tiffany a ser leiloada, quando o proprietário bilionário Alan Gerry colocar a Danner Memorial Window na Sotheby’s no próximo mês.
Louis Comfort Tiffany, o primeiro diretor de design da Tiffany & Co., e a designer de janelas Agnes Northrop criaram a janela Danner em 1913, como homenagem a John e Terressa Danner, membros fundadores da Primeira Igreja Batista em Canton, Ohio.
Em 2000, tornou-se a obra mais valiosa dos Estúdios Tiffany alguma vez leiloada, ao ser vendida por 2 milhões de dólares, e deverá voltar a bater esse recorde a 18 de novembro, quando se espera que atinja entre 5 e 7 milhões de dólares.
A janela está a ser vendida pelo bilionário Alan Gerry, que fundou e vendeu a Cablevision Industries à Time Warner por quase 3 mil milhões de dólares no final dos anos 90 e dedicou muito do seu tempo e dinheiro às artes, nomeadamente através da criação do Bethel Woods Center for the Arts no Estado de Nova Iorque.
A Sotheby’s considera a janela de Danner a “obra mais significativa e valiosa dos Estúdios Tiffany alguma vez leiloada” e afirma que é comparável a obras famosas como a Janela de Paisagem de Outono do Metropolitan Museum of Art e a Janela Hartwell Memorial do Art Institute of Chicago.
(Com Forbes Internacional/Mary Whitfill Roeloffs)