A Nvidia é a primeira empresa a valer cinco biliões de dólares. Jensen Huang continua a enriquecer

Ontem foi batido mais um recorde no mundo dos negócios. A fabricante de semicondutores para a Inteligência Artificial acaba de ultrapassar a fasquia dos cinco biliões de dólares (cerca de 4,3 biliões de euros), feito que nem a Microsoft nem a Apple conseguiram alcançar. A fabricante de chips norte-americana torna-se assim a primeira “Five Trillion…
ebenhack/AP
A barreira dos cinco biliões de dólares de valor de mercado foi ultrapassada pela Nvidia, fabricante de semicondutores especializados em IA. O seu CEO, Jensen Huang, que detém 3% da companhia, está consideravelmente mais rico.
Negócios

Ontem foi batido mais um recorde no mundo dos negócios. A fabricante de semicondutores para a Inteligência Artificial acaba de ultrapassar a fasquia dos cinco biliões de dólares (cerca de 4,3 biliões de euros), feito que nem a Microsoft nem a Apple conseguiram alcançar. A fabricante de chips norte-americana torna-se assim a primeira “Five Trillion Dólar Company” no mundo (a diferença surge porque em Portugal se usa um sistema de escala longa, ou seja, antes do bilião, surge o milhar de milhão, ao contrário da escala curta que se usa nos Estados Unidos).

Na casa dos quatro biliões estão apenas duas empresas: a Microsoft, com uma capitalização bolsista de 4,025 biliões de dólares (cerca de 3,468 biliões de euros) e a Apple, que está muito próxima, com 4,005 biliões de dólares (cerca de 3,451 biliões de euros). No ranking da CompaniesMarketCap.com, a quarta posição é ocupada pela Alphabet, dona do Google, com uma avaliação de mercado de 3,321 biliões de dólares (cerca de 2,86 biliões de euros), a única no patamar dos três biliões, já que a seguinte, a Amazon, está avaliada pelo mercado em 2,456 biliões de dólares (cerca de 2,12 biliões de euros).

O co-fundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang, que detém 3% da tecnológica, alcançou assim uma fortuna de 179,6 mil milhões de dólares (cerca de 154,76 mil milhões de euros), ocupando a oitava posição na lista dos homens mais ricos do mundo. 

A Nvidia viu ontem as suas ações subirem mais de 3,5% logo após as declarações de Donald Trump, que, em vista oficial à China, disse que discutirá o controlo das exportações dos chips Blackwell, produzidos pela empresa, com seu homólogo chinês Xi Jinping. O papel atingiu então os 208,22 dólares (cerca de 179,42 euros) valorizando a empresa em bolsa. Trump disse, questionado pelos jornalistas, que o CEO da Nvidia, Jensen Huang, era «incrível» e acrescentou que os chips Blackwell estão «provavelmente 10 anos à frente de qualquer outro chip».

Com esta valorização, o co-fundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang, que detém 3% da tecnológica, alcançou uma fortuna de 179,6 mil milhões de dólares (cerca de 154,76 mil milhões de euros), ocupando a oitava posição na lista dos homens mais ricos do mundo – em agosto estava em 16º lugar – , segundo a Forbes Internacional. Nascido em Taiwan, Huang mudou-se para a Tailândia ainda criança, e logo de seguida para os Estados Unidos, tendo fundado a companhia em 1999. No início deste ano, a Forbes avaliou a sua fortuna em apenas 98,7 mil milhões de dólares (cerca de 85 mil milhões de euros). O valor da Nvidia cresceu exponencialmente desde 2023: nesse ano valorizou 235%, o ano passado valorizou 174% e este ano já subiu 50%.

Mais Artigos