Em 2021, a Netflix colocou vários jogos na sua plataforma norte-americana, de maneira a atrair mais assinantes e assim contrariar a acentuada descida, a pique, dos seus subscritores. Contudo, o sucesso que esperavam alcançar ficou aquém do esperado.
O Netflix Games, como se chama, está atualmente disponível apenas no site deles, e é compatível com os sistemas Android e iOS, não sendo, porém, ainda possível jogarmo-los diretamente na televisão. Mas agora, ao que parece, vai haver mais uma novidade na plataforma: vai ser possível conectar iPhones à aplicação, acoplá-los aos ecrãs de televisão, e utilizá-los como um dispositivo de comando para os jogos que estejam disponíveis.
Espera-se, também, que a plataforma vá investir num leque diversificado de jogos, de maneira a assim atrair novos clientes.
Se assim o fizer, como previsto, a Netflix será a primeira plataforma de streaming a chegar a este novo negócio.
Vai ser possível conectar iPhones à aplicação nos ecrãs de televisão, e utilizá-los como um comando para os jogos.
Na semana passada, a Vice-Presidente da Netflix Games, Leanne Loombe, afirmou que era a intenção da empresa que “os jogos da Netflix estejam disponíveis em quaisquer dispositivos utilizados pelos subscritores da plataforma”.
Note-se que, entre abril e julho de 2022, a Netflix perdeu quase um milhão de assinantes à medida que clientes decidiram abandonar o serviço. Esta foi a maior queda de sempre de clientes da empresa, com vários cancelamentos nos Estados Unidos, Canadá e Europa. As consequências foram desastrosas. Em 2022, os preços das ações da Netflix caíram mais de 60%, no que foi visto por muitos dos media da especialidade como “uma tempestade perfeita” causada não só pela competição a que se vê sujeita, mas também em resultado de uma inflação tão galopante quão inesperada.
Durante a pandemia, a Netflix tinha consolidado a sua posição no mercado.
É certo que a empresa norte-americana está a enfrentar uma concorrência muito forte face à Apple TV, à HBO Max, à Amazon Prime e à Disney+. Se durante a pandemia COVID-19 tivera um boost enorme com as pessoas fechadas em casa sem nada que fazer, teve como consequência mais do que um aumento em flecha das suas audiências: acelerou, de maneira imprevista, o crescimento de competidores. Depois de ter tido subidas extraordinárias em 2021 com a pandemia, a empresa norte-americana viu-se em apuros com a quebra abrupta que sofreu, reagindo mal às perdas sofridas em 2022.
A maior causa do afastamento dos clientes deve-se ao aumento dos preços de uma Netflix que não tinha subestimado a escala da inflação a que se viu sujeita, e que a levou, de imediato, a decidir cobrar mais dinheiro a quem queira partilhar a sua conta com outras pessoas. A empresa que tinha um monopólio virtual do streaming em 2019, decidiu combater a competição, que ofereceu os seus streams a cerca de metade do preço dos da Netflix, introduzindo anúncios como o fizeram algumas das suas novas empresas, conseguindo com isso subscrições mais baratas. Mas nem tudo correu tão mal quanto fora augurado. No segundo quartel de 2022 a Netflix previu uma nova quebra de 2% das suas audiências, mas acabou por só perder 1% delas.
Com a nova versão destes e do apelo agora em curso do comando dos jogos por telemóvel – capturando a imaginação de subscritores mais tech-savvy – configura uma aposta que pode não vir a ter o sucesso esperado. Com efeito, tanto a Goldman Sachs como o Bank of America manifestaram preocupações com os resultados de campanha de anúncios a que a audiência reagiu mal, levando, no terceiro quartel de 2022 uma perda em bolsa de 5,3%. Logo de seguida, acelerando o processo a partir de finais de 2022, a Netflix decidiu comprar vários estúdios e apostar em força para a novidade que é o projeto Netflix Games. Terá a empresa “clássica” que todos conhecemos o resultado que espera?
A Netflix perdeu quase um milhão de assinantes em 2022.
Ainda não se sabe quando é que a empresa pretende lançar este novo serviço na sua plataforma. No entanto, já foi anunciado que, ainda este ano, 2023, a Netflix quer lançar mais de 40 jogos novos na sua aplicação.