Trump criticou a lista “Forbes 400” num post na sua plataforma Truth Social, alegando sem fundamento que a Forbes é “propriedade da China” e que o tinha “atacado” ao não o colocar “no topo” da classificação dos 400 americanos mais ricos da atualidade.
A resposta da Forbes: “Removido da Forbes 400, Trump responde como sempre fez – mentindo sobre o seu património líquido e dizendo que deveria estar mais acima na lista. Temos um cuidado extraordinário em avaliar a sua fortuna, e os nossos donos – que não inclui o fundo de riqueza da China – não desempenham qualquer papel nesse esforço. Duas vezes por ano, publicamos uma análise detalhada do nosso trabalho, oferecendo um retrato muito mais preciso do balanço pessoal de Trump do que os documentos fictícios que a Organização Trump criou ao longo dos anos”.
De acordo com a investigação Forbes, o património líquido de Trump diminuiu de US $ 3.2 mil milhões para US $ 2.6 mil milhões entre setembro de 2022 e setembro de 2023 devido ao declínio do valor das suas propriedades imobiliárias e participação na Truth Social.
E quem entrou na lista Forbes 400 deste ano tinha fortunas de US $ 2.9 mil milhões para cima. Não era o caso de Trump.
Mentiras recorrentes
Trump, com a ajuda de associados como Michael Cohen e Allen Weisselberg, mentiu repetidamente à Forbes sobre o valor dos seus bens, numa tentativa de melhorar a sua posição na lista das pessoas mais ricas do mundo, publicada pela revista. “O Sr. Trump inflacionou o seu património total quando isso serviu os seus propósitos, como tentar ser listado entre as pessoas mais ricas da Forbes, e deflacionou o seu património para reduzir os seus impostos imobiliários”, testemunhou Cohen perante o Congresso em 2019.
A fortuna estimada de Trump atingiu um pico de 4,5 mil milhões de dólares em 2015, embora o republicano tenha afirmado na altura que valia mais de 10 mil milhões de dólares. O ex-presidente apareceu pela primeira vez na Forbes 400 em 1982 com uma fortuna de US $ 200 milhões compartilhada com o seu pai, embora o jovem Trump alegasse ser mais de duas vezes mais rico do que as estimativas da Forbes naquela época.
* com Derek Saul/Forbes International