Grays Leite é uma empresária brasileira que, aos 19 anos, depois de recusar a estabilidade de um emprego no Estado do seu país, abrindo mão da correspondente liberdade financeira, “começou a empreender por necessidade e por paixão”, como nos explica. Hoje, é uma líder empresarial, mentora de líderes e de empreendedores e CEO do Grupo NXL. Mantém a sua área de negociação no retalho posicionando-se no segmento de luxo, está ao comando de três empresas e coloca a sua experiência de quase 30 anos à disposição de empresários que chegaram a um ponto de viragem nas suas vidas e nos seus negócios. Grays conta que tudo o que sabe aprendeu no terreno: “Aprendi na pratica, errando e acertando.” E é com este espírito que procura motivar empreendedores a transformarem as suas vidas e os seus negócios. Já contribuiu para inúmeros casos de sucesso, mas, na sua simplicidade, afirma que “se alguém mudar a trajetória de sua empresa porque aprendeu gestão comigo, o meu legado estará cumprido.”
Saber o que é um líder
Grays foca-se essencialmente na transformação das pessoas e quer mostrar ao mundo que, definitivamente, é possível conciliar carreira, família e realização pessoal, já que esse foi o seu caso. Ao mesmo tempo, ensina que gestão é uma habilidade treinável. “Liderar significa entender o comportamento humano e formar pessoas, não apenas motivá-las”, afirma a mentora, para quem o maior desafio de um líder é equilibrar humanidade e rigor.
No seu entender, o líder do futuro tem um perfil muito bem definido: tem de desenvolver inteligência emocional, saber comunicar com clareza, integrar a gestão com dados e construir cultura. Não pretende que as mulheres vençam os homens, mas que façam a diferença pelo seu autodomínio, coragem e resiliência.
Negócios resistentes às crises
Com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo, Grays fundou a Nex Escola de Negócios, especialmente vocacionada para homens e mulheres empresários que querem estruturar negócios sólidos, escaláveis e resilientes. “A minha metodologia nasceu da prática, das crises, das metas e da operação real. Ensino o que funciona no dia a dia, com processos, indicadores, cultura e responsabilidade. Gestão não é falar bonito. É fazer acontecer”, diz Grays Leite. E explica que a Nex traduz conceitos de gestão complexos dando-lhes uma linguagem prática e adaptável a negócios de qualquer dimensão, além de oferecer ferramentas aplicáveis e resultados reais.
Para Grays Leite, o maior desafio de um líder é equilibrar humanidade e rigor.
“Formar equipas, delegar com inteligência e construir cultura foi o que transformou a minha liderança”
A importância de não caminhar sozinho
Num ambiente historicamente dominado por homens, Grays reforça a importância do protagonismo feminino. E recomenda que a liderança das mulheres nunca perca a essência feminina.
“Autoestima fortalecida, competência, confiança e redes de apoio são elementos-chave para mulheres que desejam ocupar cargos de liderança”, explica. E sabe que as redes de apoio e o networking são fundamentais nos dias que correm. “Formar equipas, delegar com inteligência e construir cultura foi o que transformou a minha liderança”. Considera que a sua disciplina emocional, juntamente com muita fé, foram fundamentais para atravessar os momentos críticos da sua trajetória, hoje um sucesso mais do que comprovado. “Priorizar o que realmente importa e fazer escolhas conscientes é o que permite avançar em todas as áreas da vida”, conclui.





