Fernando Pinho Teixeira, hoje Comendador, nasceu em 1936 e é o mais velho de quatro irmãos nascidos de uma família humilde numa freguesia da Carregosa. Dedicou a sua vida ao trabalho e fundou o Grupo Ferpinta em 1972. Começou a trabalhar aos 17 anos como mecânico numa oficina de reparação de automóveis, em Oliveira de Azeméis, passando mais tarde a trabalhar no fabrico de máquinas. Lançou-se nesta atividade em nome individual em 1962, com o dinheiro que juntou no seu casamento com Lucinda Jesus Pinho. Uma década depois surgia a primeira empresa que deu nome ao grupo, a Ferpinta – Fábrica Nacional de Construções Metálicas, em Oliveira de Azeméis.
O fundador do Grupo Ferpinta, Fernando Pinho Teixeira, acumula uma fortuna de 627 milhões de euros, segundo a avaliação da revista Forbes Portugal, ficando no 21º lugar do ranking do mais ricos do país.
Cerca de cinco décadas depois a pequena empresa deu lugar a um complexo empresarial, que acumula mais de 20 sociedades, que vai desde a metalomecânica original, passando pela área comercial e até pelo turismo. Neste último setor, detém o Vila Baleira Hotels & Resorts, responsável pela gestão de duas unidades hoteleiras de quatro estrelas na Ilha da Madeira, mais concretamente no Funchal, disponibilizando quase 400 quartos.
Dado o seu crescimento nos últimos anos, a revista Forbes Portugal avalia o seu património empresarial, em mais de 600 milhões de euros.
Conheça aqui o top ten da lista da FORBES Portugal dos 50 portugueses mais ricos.