A fileira casa portuguesa, que reúne os setores de mobiliário, têxteis-lar, utilidades domésticas e iluminação, volta a estar representada na Paris Desing Week, que se realiza na capital francesa entre os dias 5 e 14 de setembro. Este ano a presença portuguesa decorre sob o nome “MADE IN PORTUGAL naturally” e foi organizada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). Esta edição vai contar com a participação de perto de 60 empresas portuguesas dos vários sectores desta fileira. A curadoria da exposição é da responsabilidade da designer de interiores Margarida Moura Simão.
A Galerie Joseph foi a galeria escolhida pela AICEP para acolher a exposição, devido à sua localização privilegiada no circuito do evento que se encontra no centro de um dos percursos culturais e exclusivos do Marais. Esta é a segunda vez que a AICEP decide realizar esta ação promocional no evento de Paris. Isto depois de, em 2022, com a exposição Metamorfose, ter participado e, em que, cerca de duas mil pessoas visitaram a exposição, 70% dos quais eram profissionais da área.
O mercado francês é o principal destino das exportações da fileira casa portuguesa ao representar mais de 26% das vendas no exterior, seguido de Espanha, Estados Unidos da América, Alemanha e Reino Unido.
Este segmento de atividade conta com cerca de 7.200 empresas e emprega perto de 65 mil colaboradores. O volume de negócios, em 2023, foi de 4.423 milhões de euros, tendo a exportação ascendido a 2.859 milhões de euros. O mobiliário representa mais de 50% do total das exportações, seguido dos têxteis-lar, as utilidades domésticas e as cerâmicas decorativa e utilitária.