A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 acaba de lançar a aplicação móvel oficial do evento, a “Lisboa 2023”.
Disponibilizada pela MEO, enquanto parceira tecnológica e fundadora da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ Lisboa 2023), e desenvolvida pela Bliss Applications, a aplicação móvel oficial do encontro mundial com o Papa pode ser encontrada nas lojas da Apple (Apple Store) e Google (Google Play), pesquisando “Lisboa 2023”.
A App pretende apoiar a orientação e logística dos participantes no encontro, apresentando conteúdos multi-língua: a Agenda, com a programação da semana prevista para os Eventos Centrais, Festival da Juventude, Cidade da Alergia e Encontros Rise UP em tempo real; o Mapa, que permite de forma interativa localizar os diferentes eventos e visualizar os recintos e serviços de apoio.
Quer na Agenda, quer no Mapa, o peregrino pode pesquisar eventos por categoria, idioma, horário, palavra-chave (por exemplo, orador) ou mesmo de acordo com a localização atual do utilizador; o Up2Pray que disponibiliza todos os conteúdos espirituais da jornada, em particular as leituras e cânticos de todos os Eventos Centrais, bem como o hino e a oração oficial da JMJ Lisboa 2023.
A aplicação inclui também, com o apoio do Novo Verde/ERP Portugal, um Calculador da Pegada de Carbono, onde os peregrinos inscritos podem através de um questionário entender o impacto da sua participação na JMJ Lisboa 2023 ao nível de pegada de carbono. A ferramenta começa por identificar o seu impacto na deslocação até Lisboa, sendo que diariamente incentiva o utilizador a adotar comportamentos mais sustentáveis que permitem a mitigação o seu resultado inicial.
Ainda na funcionalidade do Mapa, estão disponíveis informações sobre restauração (nomeadamente os restaurantes aderentes à rede de restauração) e a localização de bebedouros e casas de banho disponíveis em toda a cidade, postos de saúde, postos policiais, entre outros serviços.
Para além de ajudar na orientação dos peregrinos sobre tudo o que está e irá acontecer ao longo da semana, a App permitirá a ativação de notificações, para lembretes e avisos de última hora, e o acesso a contactos úteis e de emergência.
A organização informa que todos os inscritos na JMJ Lisboa 2023, como peregrinos, voluntários, clero ou media deverão fazer o registo na aplicação “Lisboa 2023” com recurso ao QRcode da Credencial, para terem acesso ao seu perfil de utilizador, com informação diversa, como o pacote de alimentação escolhido (incluindo o voucher digital), o setor em que está alocado no Campo da Graça, no Parque Tejo, o local onde será o Encontro Rise Up em que irá participar, o calculador da pegada de carbono, o contacto do líder do grupo (se aplicável) ou a credencial digital.
“Com o empenho e a dedicação da MEO e da Bliss Apllications, foi possível desenvolver uma ferramenta que se focasse em libertar o peregrino para viver a 100% a Jornada e reforçasse o compromisso da organização de promover um encontro internacional mais sustentável. Assim, a APP pretende ser uma ferramenta de fácil acesso para todos os peregrinos consultarem em tempo real todos os conteúdos e informações úteis ao seu dia-a-dia da Jornada”, refere Madalena Mexia, responsável pela App Lisboa 2023, em comunicado enviado às redações.
No mesmo comunicado, Pedro Varela, Responsável Comercial da Bliss Applications, reconhece que este foi um projeto ambicioso e desafiante de trabalhar: “Desenvolver de raiz a aplicação que acompanha todos os peregrinos e os envolvidos na JMJ, é tanto um privilégio como uma responsabilidade enorme, uma vez que, através do nosso conhecimento nas áreas de design e tecnologia, pretendemos oferecer uma experiência única, memorável e acima de tudo relevante, a todos os que irão estar presentes neste grandioso evento”.
Disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOS, a aplicação “Lisboa 2023” tem conteúdos nos cinco idiomas oficiais da JMJ Lisboa 2023 (português, inglês, francês, espanhol e italiano) e estará também acessível em modo offline, permitindo o acesso à quase totalidade dos conteúdos mesmo em situações de acesso limitado à internet.