Em entrevista à Forbes Portugal, Tomás Appleton, o capitão da seleção de râguebi, deixou o aviso: “Não justifica, acho eu, estarmos a fazer todo este processo, deixar as nossas famílias e trabalhos durante quatro meses, e não ser para ganhar”.
E assim foi: Portugal foi a França disputar o Mundial e, ao quarto jogo, conquistou a primeira vitória lusa na história do torneio.
A vitória foi contra as Fiji por 24-23, em jogo da última jornada do Grupo C, que decorreu em Toulouse.
A seleção lusa, que ao intervalo estava empatada 3-3, conseguiu dois ensaios na segunda parte, por Storti e Francisco Fernandes, as Fiji responderam, mas um ensaio de Rodrigo Marta já perto do fim foi decisivo para o triunfo.
Portugal, que tinha empatado com a Geórgia e perdido com País de Gales e Austrália, termina a sua participação com o quarto lugar no grupo, com seis pontos, enquanto País de Gales, primeiro com 19, e as Fiji, em segundo com 11, seguem para os quartos de final.
A Austrália acaba em terceiro, também com 11 pontos, e está fora da competição, que decorre em França, tal como a Geórgia, que ficou em quinto e último com três.
(Com Lusa)