Portugal é um dos países europeus onde mais cidadãos têm uma casa própria, atingindo esta uma parcela de 78%. Este é o sonho de muitos e, se até há pouco tempo, as taxas de juros facilitavam a compra, agora nem o preço do dinheiro nem o preço das casas é propício a este tipo de investimento, sobretudo pela franja da população menos abonada.
Assim, a Hellosafe, plataforma que compara produtos financeiros, fez as contas e concluiu que é necessário ganhar cerca de 6.123 euros brutos para conseguir crédito à habitação para comprar uma casa de 100 metros quadrados em Lisboa. Este é o distrito onde se tem de ganhar mais para fazer esta aquisição. O salário médio mensal necessário é de 3.165 euros
Na Guarda são necessários apenas 771 euros, em Portalegre 816, e em Castelo Branco 879 euros, sendo estas a três regiões onde o crédito à habitação exige o rendimento mínino mensal mais baixo.
O research da Hellosafe revela ainda que há mais três distritos que exigem um salário mensal bruto superior a três mil euros para fazer a mesma compra. São eles o Porto, Faro e a Madeira.
Em contrapartida, na Guarda são necessários apenas 771 euros, em Portalegre 816, e, em Castelo Branco, 879 euros, sendo estas a três regiões onde o crédito à habitação exige o rendimento mínino mensal mais baixo.
Conheça aqui os valores médios, segundo a Hellosafe, para 20 distritos nacionais:
