Papa em Portugal: acompanhe o programa oficial da visita de 5 dias

O Papa Francisco vai confessar alguns jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, e almoçar com outros na Nunciatura Apostólica, revela o programa oficial da visita, que inclui quase duas dezenas de pontos de agenda. Segundo o programa, publicado na página eletrónica da JMJ, o Papa chega a Lisboa às 10:00 de…
ebenhack/AP
O Papa Francisco já está em terras lusas para a Jornada Mundial da Juventude, de 1 a 6 de agosto.
Líderes

O Papa Francisco vai confessar alguns jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, e almoçar com outros na Nunciatura Apostólica, revela o programa oficial da visita, que inclui quase duas dezenas de pontos de agenda.

Segundo o programa, publicado na página eletrónica da JMJ, o Papa chega a Lisboa às 10:00 de dia 02 de agosto e regressa a Roma às 18:00 de domingo, dia 06, tendo ao longo dos cinco dias de visita 19 cerimónias religiosas e encontros com jovens e com autoridades, incluindo o Presidente da República e o primeiro-ministro logo no primeiro dia.

A visita a Portugal inclui ainda uma deslocação de duas horas a Fátima, onde está prevista uma recitação do terço com jovens doentes, bem como um encontro com universitários na Universidade Católica, em Lisboa, e outro em Cascais com a organização Scholas Occurrentes, criada pelo próprio Papa quando era arcebispo de Buenos Aires.

Marcelo presente nos principais momentos

O Presidente da República estará presente nos eventos “mais significativos” da visita do Papa Francisco a Portugal, entre 02 e 06 de agosto para participar na Jornada Mundial da Juventude, e que contará com uma deslocação a Fátima.

“O Presidente da República, para além da audiência no Palácio de Belém, estará presente nos mais significativos eventos da presença do Papa Francisco em Portugal e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)”, lê-se numa nota hoje divulgada na página da Presidência da República.

Nesta nota, Marcelo Rebelo de Sousa refere que, no dia 02 de agosto, que irá marcar o início da visita do Papa Francisco a Portugal, o representante máximo da Igreja Católica vai ser recebido no Palácio de Belém, “seguindo-se um encontro no Centro Cultural de Belém entre o Santo Padre, as autoridades portuguesas, a sociedade civil e o corpo diplomático acreditado em Portugal”.

No dia 03, o Papa Francisco irá participar na cerimónia de acolhimento no Parque Eduardo VII, em Lisboa e, no dia a seguir, participará na Via-Sacra, no mesmo local.

Já na manhã do dia 05, indica a nota da Presidência, está prevista a deslocação do Papa Francisco a Fátima e, à noite, a participação “numa vigília com jovens no Parque Tejo”, em Lisboa.

“No último dia da visita, dia 06 de agosto de manhã, o Papa Francisco celebrará uma missa no Parque Tejo, e antecedendo a sua partida de Portugal nesse dia à tarde, Sua Santidade estará presente no encontro com voluntários da JMJ 2023 no passeio marítimo de Algés”, lê-se no comunicado.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ vai realizar-se entre 01 e 06 de agosto em Lisboa, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A edição deste ano, que contará com o Papa Francisco, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia da COVID-19.

Papa vai reunir-se com vitimas de abusos sexuais em Portugal

O Papa Francisco irá reunir-se com vítimas de abusos sexuais por parte de elementos da Igreja Católica durante a sua visita a Portugal, em agosto, anunciou hoje Américo Aguiar, presidente da Fundação Jornada Mundial de Juventude (JMJ).

O programa oficial da visita do Papa a Portugal para a JMJ, entre 02 e 06 de agosto, inclui uma visita de duas horas a Fátima, encontros com estudantes refugiados e crianças desfavorecidas, mas há também um programa que “não está no papel”, revelou o bispo Américo Aguiar, durante a apresentação pública do programa que está a decorrer na Estufa Fria, em Lisboa.

“Além do programa oficial, o encontro com vítimas de abusos vai acontecer, mas não é dito”, afirmou o responsável pela organização da JMJ, que começa dentro de dois meses.

A organização explicou que optou por não divulgar a iniciativa no documento escrito para garantir a privacidade das vítimas: “Se disséssemos que o Papa vai encontrar-se às x horas em x lugar, algum media não iria resistir à tentação de estar lá para fotografar e filmar e temos de salvaguardar a sua imagem. O encontro vai acontecer”.

Segundo o bispo, no encontro deverão estar cerca de três dezenas de vítimas, tendo em conta os elementos que têm estado presentes nas reuniões preparativas.

Questionado sobre quem tomou a iniciativa de avançar com este encontro, se as vitimas ou a Igreja, o responsável explicou que foi uma união de vontades: “É um casamento com comunhão de adquiridos. Quer o Santo Padre, sempre manifestou esse desejo, assim como nós, em todos os encontros preparativos, sempre manifestamos esse desejo”.

2 a 6 de agosto de 2023

Quarta-feira, 2 de agosto

Roma – Lisboa
07h50Partida de avião do Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino para Lisboa
10h00Chegada à Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa
10h00Receção Oficial
10h45Cerimónia de Boas-Vindas, na entrada principal do Palácio Nacional de Belém
11h15Visita de Cortesia ao Presidente da República, no Palácio Nacional de Belém
12h15Encontro com as Autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático, no Centro Cultural de Belém
16h45Encontro com o Primeiro-Ministro, na Nunciatura Apostólica
17h30Vésperas com os Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Consagrados e Consagradas, Seminaristas
e Agentes Pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos

Quinta-feira, 3 de agosto

Lisboa – Cascais – Lisboa
09h00Encontro com os Jovens Universitários, na Universidade Católica Portuguesa
10h40Encontro com os Jovens de Scholas Occurrentes, na sede de Scholas Occurrentes de Cascais
17h45Cerimónia de Acolhimento, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII)

Sexta-feira, 4 de agosto

Lisboa
09h00Confissão de alguns Jovens da JMJ, na Praça do Império
09h45Encontro com os Representantes de alguns Centros de Assistência Socio-Caritativa, no Centro Paroquial de Serafina
12h00Almoço com os Jovens, na Nunciatura Apostólica
18h00Via-Sacra com os Jovens, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII)

Sábado, 5 de agosto

Lisboa – Fátima – Lisboa
08h00Partida de helicóptero da Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, para Fátima
08h50Chegada ao Estádio de Fátima
09h30Recitação do Terço com os Jovens Doentes, na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima
11h00Partida de helicóptero, do Estádio de Fátima, para Lisboa
11h50Chegada à Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa
18h00Encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito
20h45Vigília com os Jovens, no Campo da Graça (Parque Tejo)

Domingo, 6 de agosto

Lisboa – Roma
09h00Missa para o Dia Mundial da Juventude, no Campo da Graça (Parque Tejo)
16h30Encontro com os Voluntários da JMJ, no Passeio Marítimo de Algés
17h50Cerimónia de Despedida, na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa
18h15Partida de avião da Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, para Roma
22h15Chegada ao Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino

Lusa

Mais Artigos