“Sou um tipo que está aqui para trabalhar e que tem de resolver os problemas dos passageiros e dos trabalhadores”, diz o novo CEO da TAP

Luís Rodrigues tomou hoje posse como presidente do Conselho de Administração e presidente executivo (CEO) da TAP, sucedendo no cargo de CEO à polémica Christine Ourmières-Widener, que foi demitida. À chegada às instalações da companhia aérea, em Lisboa, o novo responsável da TAP afirmou aos jornalistas que a sua tarefa é resolver os problemas que…
ebenhack/AP
Da SATA para a TAP, o novo CEO da companhia aérea portuguesa tomou posse esta sexta-feira. À chegada ao novo local de trabalho, Luís Rodrigues diz que o Governo lhe disse: "Faz-te à vida".
Líderes

Luís Rodrigues tomou hoje posse como presidente do Conselho de Administração e presidente executivo (CEO) da TAP, sucedendo no cargo de CEO à polémica Christine Ourmières-Widener, que foi demitida.

À chegada às instalações da companhia aérea, em Lisboa, o novo responsável da TAP afirmou aos jornalistas que a sua tarefa é resolver os problemas que houver para resolver.

Eis um apanhado das principais afirmações de Luís Rodrigues:

“Isto não é um programa de televisão, é uma companhia aérea que tem que resolver o problema dos seus passageiros e dos seus trabalhadores. Eu não sou um jogador de futebol, nem uma estrela de cinema. Sou um tipo que está aqui a trabalhar e estou cá para ajudar”


“Não sou um jogador de futebol, nem uma estrela de cinema. Sou um tipo que está aqui para trabalhar e que tem de resolver os problemas dos passageiros e dos trabalhadores. E, para isso vocês têm de me deixar trabalhar”


“Eu não conheço o dossier [dos cortes salariais], portanto tenho de olhar para aquilo com carinho, tenho de olhar para aquilo com detalhe, tenho que falar com toda a gente, com os sindicatos em particular, e depois seguiremos em conjunto”


Cheguei aqui hoje, não estou registado, vou falar com eles logo na primeira oportunidade e abordaremos todos os temas que tiverem de ser abordados, sem tabus, e eu tenho a mesma esperança de que eles, que é resolver isto o mais depressa possível, o melhor possível”


“Eu tenho a certeza de uma coisa, estamos todos [administração e trabalhadores] do mesmo lado. Estamos todos do mesmo lado, queremos todos o mesmo e é por isso que vamos trabalhar”


“Começas a trabalhar na sexta-feira, dia 14 e faz-te à vida” [sobre o que o governo lhe terá dito]


“A TAP faz a gestão da companhia, o Governo faz a gestão que tiver que fazer. É natural que assim seja. É assim que os estatutos determinam, não há outra forma de fazer as coisas. São duas coisas separadas. Ponto”


Trajeto profissional de Luís Rodrigues

É licenciado em Economia pela Nova SBE, faculdade pela qual tirou um MBA em 1990. Frequentou no ano 2003 o Programa Avançado de Gestão – Harvard Business School e no ano 2020 foi estudante de Doutoramento em Ciências Políticas pelo ISCSP.

Luís Rodrigues esteve durante 9 anos com a Procter & Gamble na área de Marketing em Portugal, Áustria, Bélgica e sedes europeias.

Posteriormente, ocupou posições de liderança em várias indústrias diferentes, como Media (TVI/Media Capital), Telecomunicações (PT) e Publicidade (Fischer).

Foi membro de várias associações e foi distinguido em diferentes áreas.

Em 2009, tornou-se membro do Conselho Executivo da companhia aérea TAP Portugal, onde serviu durante quase seis anos em Portugal e no Brasil em iniciativas de reestruturação e desenvolvimento empresarial.

Em 2014, tornou-se membro do Conselho Executivo da Nova SBE, onde liderou a área de Educação Executiva, levando-a ao primeiro lugar em Portugal e tornou-se Professor Convidado.

Era desde janeiro de 2020 o Presidente e CEO do Grupo açoriano SATA. Agora assume as rédeas da TAP.

Mais Artigos