“Sem as instituições académicas não podemos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”

A Nova SBE, em parceria com o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR), inaugura o primeiro Centro Internacional de Formação para Autoridades e Líderes (CIFAL) em Portugal.   O novo Centro, que disponibiliza formação para executivos em sete áreas-chave (Economia Azul e Gestão Marinha; Transição Energética e Clima; Empreendedorismo e Inovação;…
ebenhack/AP
As instituições académicas são fundamentais para se “alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, diz Nikhil Seth, Secretário-Geral Adjunto da ONU, a propósito da parceria com a Nova SBE.
Líderes

A Nova SBE, em parceria com o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR), inaugura o primeiro Centro Internacional de Formação para Autoridades e Líderes (CIFAL) em Portugal.  

O novo Centro, que disponibiliza formação para executivos em sete áreas-chave (Economia Azul e Gestão Marinha; Transição Energética e Clima; Empreendedorismo e Inovação; Saúde, Paradoxos de Liderança; Migrações e Espaço), dedica-se à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, através de atividades de capacitação, investigação e partilha de conhecimento.

O CIFAL de Cascais é o 30º centro UNITAR em todo mundo e o único a disponibilizar formação em três das sete áreas-chave: Economia Azul e Gestão Marinha; Empreendedorismo e Inovação; Saúde e Migrações.

O primeiro Centro Internacional de Formação para Autoridades e Líderes (CIFAL) abre em Portugal, através de uma parceria da Nova SBE com o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR).

Para Nikhil Seth, Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas e Diretor Executivo da UNITAR, “as questões prementes de desenvolvimento que a humanidade enfrenta exigem parcerias com instituições de alta qualidade para desenvolver soluções sustentáveis”.

Nikhil Seth destaca que as “instituições académicas são um parceiro fundamental para a UNITAR, sem as quais não podemos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Assumimos o compromisso de abordar as questões relacionadas com o ambiente e a água, através do trabalho do CIFAL Cascais. Aguardamos com expectativa a parceria”.

Recentemente, e também no âmbito desta parceria, a Nova SBE esteve na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, durante a United Nations Water Conference, participando na criação da Water Academy, uma iniciativa colaborativa focada na entrega de formação inovadora e que junta executivos de empresas, instituições académicas e lideres de todo o mundo.

Nova SBE. ANDRES GALLEGO

Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE, salienta que “a parceria com o CIFAL/UNITAR solidifica ainda mais o compromisso da Nova SBE com a promoção de um futuro melhor e mais sustentável, proporcionando um conjunto de oportunidades de aprendizagem e facilitando a partilha de conhecimento entre funcionários públicos e dirigentes com vista a fortalecer capacidades, melhorar o processo de tomada de decisão e incentivar o desenvolvimento sustentável”.

A UNITAR está presente em todas as regiões do mundo com a missão de capacitar indivíduos, governos e organizações para os desafios globais contemporâneos. Só entre 2019 e 2022, as ações formativas da Unitar impactaram mais de 825 mill pessoas. A rede de centros CIFAL afiliados da UNITAR é uma plataforma que proporciona oportunidades de formação e aprendizagem, destinadas, em particular, às autoridades locais e líderes da sociedade civil, numa vasta gama de áreas temáticas relacionadas com Governança e Desenvolvimento Sustentável.

Mais Artigos