As viagens já regressaram há algum tempo, mas talvez 2023 seja o primeiro ano em que se pode viajar sem qualquer restrição. A covid-19 não desapareceu, mas o mundo parece ter aprendido a viver com ela, mantendo a normalidade de outros tempos. Portugal que o diga.
O país prepara-se para aumentar a oferta no que aos hotéis diz respeito e dois desses hotéis integram a lista das 34 aberturas mais esperadas de 2023 do Forbes Travel Guide. Como motivação para um turismo ao sul, o Vermelho Melides e o Ombria Resort serão dois bons motivos para visitar o Algarve e o Alentejo ainda este ano.
Vermelho Melides
É a dupla perfeita: Christian Louboutin e o vermelho. Mas desta vez o resultado é um hotel. Situado na aldeia de Melides, o projeto que resulta do “amor à cultura e à criatividade” tem abertura marcada para a primavera de 2023.

Ao todo são 13 quartos que, segundo a página de reservas, vão desde os quartos duplos às suítes. Existe ainda a possibilidade de ter vista para o jardim, uma varanda ou terraço.
O que não poderia faltar é a presença dos detalhes em tons de vermelho que estão espalhados um pouco por todo o hotel. Em 1993, o designer recebeu o resultado final de um dos seus desenhos, vindo de Itália. “Fiquei muito feliz porque eram muito parecidos com o desenho”, disse Louboutin ao “New Yorker”. “Mas o desenho continuava a ser mais forte e eu não entendia porquê”. A certa altura reparou que uma das suas funcionárias estava a pintar as unhas de vermelho, uma cor que contrastava com a sola preta dos sapatos que tinha nas mãos. Quando aplicou o verniz na sola conseguiu chegar ao desenho.

No hotel estará ainda disponível o restaurante Xtian, com capacidade para 60 pessoas e onde os ingredientes locais serão os protagonistas dos pratos.
Ombria Resort
Uma família finlandesa junta-se ao interior do Algarve e nasce o Ombria Resort. Pensado como uma pequena aldeia, o local junta o Hotel Viceroy, um campo de golfe e 380 unidades para venda. Além disso, tem um spa, restaurantes, bares, clube para crianças, piscinas, horta biológica, entre outras coisas. Além de proporcionar uma estadia isolada, este projeto tem a sustentabilidade como principal foco.
Com inauguração prevista para a primavera de 2023, o projeto teve um investimento total de 300 milhões de euros.

O hotel de cinco estrelas é uma parceria entre o Ombria Resort e o grupo norte-americano Viceroy Hotels & Resorts. Tem 76 quartos e suítes e 65 apartamentos.
“As paredes calcárias são um tributo às tradições portuguesas; a paleta azul e branca ecoa os famosos azulejos portugueses. É dada preferência aos materiais de origem local com um compromisso genuíno em integrar materiais reciclados com a maior frequência possível”, lê-se no website do projeto.