Nota que assinala um ano da invasão russa é homenagem à resistência ucraniana. E já está à venda no ebay

O Banco Nacional da Ucrânia anunciou a emissão de uma nota comemorativa do 1º aniversário da invasão perpetrada pela Rússia. A nota é de 20 hryvnia (equivalente a cerca de 50 cêntimos), representando uma homenagem às forças armadas e à resistência ucraniana contra a invasão russa. As notas têm numa das faces três soldados a…
ebenhack/AP
Foram precisos oito meses para conceber e produzir a nova nota que a Ucrânia lançou para assinalar a invasão russa. A nota comemora a resistência ucraniana, havendo já quem a esteja a vender no ebay.
Economia

O Banco Nacional da Ucrânia anunciou a emissão de uma nota comemorativa do 1º aniversário da invasão perpetrada pela Rússia.

A nota é de 20 hryvnia (equivalente a cerca de 50 cêntimos), representando uma homenagem às forças armadas e à resistência ucraniana contra a invasão russa.

As notas têm numa das faces três soldados a erguer a bandeira ucraniana, por cima da região da Crimeia, com a sombra da bandeira a figurar os padrões de outros países aliados, como o Reino Unido, a União Europeia e os Estados Unidos.

A imagem é poderosa e faz lembrar a foto icónica de soldados americanos a erguerem a bandeira americana no topo do Monte Suribachi, em Iwo Jima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma das faces da nota e a inspiração na histórica foto de 1945 (em baixo)
Marines a erguer a bandeira americana no Monte Suribachi, durante a batalha de Iwo Jima, em 23 de fevereiro de 1945. JOE ROSENTHAL/PHOTO 12/UNIVERSAL IMAGES GROUP VIA GETTY IMAGES

No outro lado, a nota tem duas mãos atadas por uma corda, uma alusão aos crimes de guerra cometidas pela Rússia.

Serão impressas 300 mil notas destas.

Após o anúncio, a nota, cujo valor facial é de cerca de 50 cêntimos, apareceu à venda no site eBay, em diferentes anúncios, um dos quais por US $109.47, cerca de 103 euros, ou seja, mais de 200 vezes mais.

Os funcionários ucranianos afirmam que foram necessários cerca de oito meses para conceber e produzir a nova nota, e que existem planos para produzir mais para comemorar a vitória e a reconstrução da Ucrânia.

“Durante este ano, os ucranianos compreenderam a sua força, o seu significado, a sua capacidade não só de resistir mas também de vencer, de vencer sem perdoar um único crime militar, uma única casa em ruínas”, aponta o governador do Banco da Ucrânia, Andriy Pyshnyi.

Mais Artigos