A União Europeia assinou quatro contratos com organizações nacionais e internacionais para disponibilizar 850.000 euros em projetos que promovem direitos humanos e liberdades fundamentais em Angola e vão ao encontro de três grandes objetivos definidos: assegurar a liberdade de todas as formas de Violência Baseada no Género; promover e proteger os direitos sexuais e reprodutivos; e fortalecer a concretização do direito à informação e da liberdade de expressão.
Os quatro projetos apoiados são:
“Pelas Meninas e Mulheres de Cabinda” das organizações World Vision e Salesianos Dom Bosco de Angola, que pretende contribuir para o reforço da proteção de meninas e mulheres na província de Cabinda através do fortalecimento das organizações da sociedade civil e da criação de uma rede de ativistas pela eliminação da violência de género.
“Ampliando direitos, construindo o futuro” da ADRA – Ação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, que vai contribuir para o reforço da promoção e proteção do respeito pelos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens, com vista à redução da vulnerabilidade nas zonas rurais das províncias do Huambo e de Malanje.
Os projetos terão uma duração de dois a três anos.
“Mudança” da Liga de Apoio à Integração dos Deficientes (LARDEF), que irá contribuir para a inclusão social e económica das pessoas com deficiência em Angola e para o fortalecimento da capacidade institucional e organizacional da LARDEF, e da divulgação e realização de atividades de advocacia e sensibilização.
“A Voz do Jornalista – Fase II”, implementado pela Radio Ecclesia e o Sindicato de Jornalistas Angolanos, com o objetivo de reforçar o papel dos órgãos de comunicação social e dos seus profissionais, especialmente os jornalistas, no respeito, proteção e garantia dos direitos humanos e à liberdade de imprensa e informação.
“Vamos continuar a trabalhar com o Governo de Angola, a favor de todos os angolanos e angolanas para que os desafios que temos nos direitos humanos tenham um seguimento positivo”, afirma Jeannette Seppen, embaixadora da UE em Angola.