Presidente de Angola alerta que estado de saúde de José Eduardo dos Santos “é preocupante”

O Presidente de Angola, João Lourenço, sublinhou que está a acompanhar muito de perto a evolução do estado de saúde do seu antecessor, José Eduardo dos Santos, admitindo que a situação é preocupante. O Chefe de Estado angolano falava à imprensa no final da visita que realizou, esta manhã, à sede da Comunidade dos Países…
ebenhack/AP
O Presidente angolano, João Lourenço, garante que tem estado em contacto com a família do ex-Chefe de Estado e admite que a situação é preocupante.
Líderes

O Presidente de Angola, João Lourenço, sublinhou que está a acompanhar muito de perto a evolução do estado de saúde do seu antecessor, José Eduardo dos Santos, admitindo que a situação é preocupante.

O Chefe de Estado angolano falava à imprensa no final da visita que realizou, esta manhã, à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa. “Estamos a acompanhar muito de perto. A situação é preocupante, mas mais do que isso só as equipas médicas é que poderão se pronunciar”, salientou João Lourenço. Face ao agravar do estado de saúde do antigo Presidente de Angola, o atual Chefe de Estado assumiu que “estamos a acompanhar com bastante preocupação, prova disso é que despachei hoje a partir daqui de Lisboa o ministro Tete António, que é o ministro das Relações Exteriores de Angola, para Barcelona”.

Questionado sobre se há contactos com a família de José Eduardo dos Santos, o governante lembrou que “foi pública a chamada que realizei à senhora dona Ana Paula dos Santos, na semana passada. Isso evidencia que o contacto com a família existe”.

O antigo Presidente de Angola está internado numa clínica em Barcelona, em coma induzido depois de ter sofrido uma queda e já depois de ter recuperado da Covid-19. José Eduardo dos Santos, de 79 anos, tem problemas de saúde há vários anos e tem sido acompanhado em Barcelona desde 2006.

O antigo governante, do Movimento Popular de Libertação de Angola, esteve à frente dos destinos de Angola entre 1979 e 2017, tendo sido um dos presidentes a ocupar por mais tempo o poder no mundo.

Mais Artigos