As melhores escolas de negócios do mundo: Portugal coloca quatro instituições no “Top 50”

O Financial Times Executive Education Ranking 2022 divulgou a lista das melhores universidade de ensino de negócios do mundo, estando Portugal reprsentado por quatro instituições. São duas as classificações consideradas: programas abertos e programas customizados. Programas abertos Na categoria Programas Abertos (Open Executive Programmes), a Nova School of Business and Economics é a universidade portuguesa…
ebenhack/AP
Portugal tem quatro instituições de ensino entre as 50 escolas de negócios mais reputadas do globo: Nova SBE, Católica Lisbon School of Business and Economics, Porto Business School e ISEG.
Economia

O Financial Times Executive Education Ranking 2022 divulgou a lista das melhores universidade de ensino de negócios do mundo, estando Portugal reprsentado por quatro instituições.

São duas as classificações consideradas: programas abertos e programas customizados.

Programas abertos

Na categoria Programas Abertos (Open Executive Programmes), a Nova School of Business and Economics é a universidade portuguesa mais bem classificada (20º), seguindo-se a Católica Lisbon School of Business and Economics (44º), a Universidade do Porto FEP | PBS – Porto Business School (53º) e ISEG – Lisbon School of Economics and Management (54º).

“Desde que estabelecemos o desígnio de criar em Portugal um escola de negócios global, assumimos uma estratégia ambiciosa de afirmação nos rankings do Financial Times – o gold standard do reconhecimento internacional.”, afirma Daniel Traça, Dean da Nova SBE, acrescentando que “os resultados de hoje, como os de outros rankings do FT, demonstram que a ambição global de uma escola pública em Portugal é possível, e que a estratégia que seguimos é a apropriada. Estamos seguros que este caminho nos levará ainda mais longe nos próximos anos”.

Nova SBE.

De acordo com Filipe Santos, Dean da Católica-Lisbon, “a melhoria de 23 lugares no ranking mundial da Católica-Lisbon, ascendendo ao ‘top 30’ mundial em formação executiva, é um resultado excelente que resulta da nossa forte aposta no talento dos nossos professores e na inovação pedagógica. A nossa equipa de Formação Executiva está de parabéns por estes resultado, que nos responsabiliza a servir cada vez melhor as necessidades de formação dos profissionais do futuro, acelerando a sua carreira e criando valor para as suas empresas”.

A nível mundial, este ranking é liderado por HEC Paris (Paris/Qatar). O restante “top 5” é ocupado por IMD Business School (Suíça), Iese Business School (Espanha, Reino Unido, Alemanha e Brasil); Esade Business School (Espanha) e Western University: Ivey (Canadá e Hong Kong).

Categoria Programas Customizados

Na categoria de Programas Customizados para empresas (Custom Executive Programmes), a Católica Lisbon School of Business and Economics é a mais bem posicionada entre as escolas de negócio portuguesas, ocupando o 19º lugar da geral. As restantes instituições nacionais avaliadas são a Nova School of Business and Economics (29º), ISEG (46º) e Porto Business School (48º lugar).

Esta mesma categoria, a nível global é liderada pela HEC Paris. No restante “top 5” está a Duke Corporate Education (EUA, Reino Unido, África do Sul e Singapura); Iese Business School (Espanha, EUA, Alemanha e Brasil); SDA Bocconi School of Management (Itália); Essec Business School (França).

Tanto na avaliação global de escolas de formação de executivos, como na apreciação dos Programas Abertos, a Nova SBE destaca-se como a escola número 1 em Portugal.

Participantes internacionais, metodologias de ensino, satisfação global e escolas parceiras são itens considerados na análise.

“A relação de proximidade que temos estabelecido com as empresas parceiras tem permitido construir soluções educativas com impacto na visão, estratégia e negócio dessas organizações. Esta distinção atesta o impacto que os nossos programas têm nos participantes e nas empresas que procuram a nossa oferta formativa. Continuaremos a trabalhar em cocriação para um novo paradigma, que requer, mais do que nunca, um mindset ágil e permeável à mudança, para juntos alcançarmos um futuro melhor”, sublinha Pedro Brito, Associate Dean da Formação de Executivos da Nova SBE.

Porto Business School

Ramon O’ Callaghan, Dean da Porto Business School, outra das escolas destacadas, sublinha que “é um orgulho consolidar a nossa posição no ranking do Financial Times, somando resultados positivos que contribuem para posicionar Portugal como uma referência mundial na área da formação executiva. Sabemos que existem sempre novos desafios a alcançar e que cada ano nos presenteia com cada vez mais estímulos e motivação. Continuaremos, por isso sempre a inovar, com programas de excelência dando resposta às necessidades, também elas em mudança contínua, dos indivíduos e das empresas”.

Católica Lisbon School of Business & Economics

Para Céline Abecassis-Moedas, Diretora para a Formação de Executivos, “é com muito orgulho que vemos a Formação de Executivos da Católica-Lisbon classificada como a escola portuguesa preferida pelas empresas, a quem muito agradecemos este reconhecimento. É graças à forte ligação com os nossos clientes que conseguimos antecipar as suas necessidades e expetativas para o futuro. As empresas valorizam muito a experiência personalizada que têm connosco e, particularmente, as metodologias pedagógicas inovadoras, que têm impacto no futuro dos seus profissionais”. Céline Abecassis-Moedas realça ainda que a “futura Formação Executiva, será ainda mais alinhada com as necessidades dos clientes e as tendências e exigências do mercado em formatos inovadores e cada vez mais digitais”.

Mais Artigos