A revista Forbes Portugal acaba de lançar, na edição em papel que está agora em banca, a sua lista anual que destaca as mulheres portuguesas Mais Poderosas no mundo dos negócios. Tal como já aconteceu em 2024, o ranking deste ano foi novamente organizado por 11 categorias, correspondentes aos vários setores de atividade em que atuam. Benedita Miranda, 51 anos, COO da região EMEA da Foundever, integra novamente esta lista, ocupando, com 68 pontos, a segunda posição da categoria de Serviços, que é liderada por Carla Rebelo, CEO da Randstad Portugal.
Foi em setembro de 2025 que a executiva portuguesa assumiu esta nova posição dentro do grupo Foundever, multinacional de costumer experience, especializada em centros de contacto. A executiva, que já foi CEO para Portugal, Espanha, Grécia e Itália, estava como general manager de Multilingual Region quando passou a COO da região EMEA. A Foundever é uma multinacional especializada em costumer experience (CX), mais especificamente de contact centers, sendo uma das três maiores empresas do mundo nesta área.
Com uma avaliação total de 68 pontos, a executiva Benedita Miranda, COO da região EMEA da Foundever, ocupa a segunda posição da categoria de Serviços do ranking de 2026 da Forbes Portugal.
Com um mestrado em Psicologia, e outro em Marketing, Benedita Miranda iniciou a sua atividade no Banco Espírito Santo, passou pela Multipessoal e pela ES Contact. Entrou na Foundever em 2010, tendo ocupado as funções de country manager em Portugal, na Itália, e na Grécia. Atualmente lidera uma equipa de cerca de 27.500 colaboradores, num território alargado que já abrange 17 países.
A metodologia aplicada nas avaliações da Forbes Portugal
O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas e instituições, das quais são retirados e avaliados mais de 150 nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras.
A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado. A Forbes avaliou e pontuou estes nomes pela Fortuna, pessoal ou familiar; pelo Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -, Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); pela Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação; e pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresa, etc.
A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios ou dimensões, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado.
Tal como a lista de 2024, também este ano o ranking foi organizado por setores de atividade. Depois de pontuados, os nomes foram organizados por 11 categorias entrando na lista apenas as cinco primeiras de cada categoria. Nas categorias com mais elementos, como a da Banca, Finanças e Investimento e a de Indústria, as duas com mais nomes analisados, ficaram inúmeras mulheres bem pontuados de fora, com pontuações mais elevadas do que as primeiras cinco de outras categorias.





