LEGO atribui bolsa para ajudar a reconstruir vidas de crianças vulneráveis

A Fundação LEGO e a KIRKBI, os donos do Grupo LEGO, anunciaram uma bolsa de 100M Coroas Dinamarquesas (equivalente a aproximadamente 13,3 milhões de euros) para apoiar crianças vulneráveis no Haiti e no Afeganistão, em conjunto com a UNICEF, o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Education Cannot Wait (ECW). Deste…
ebenhack/AP
A dias de mudar de CEO, a Fundação LEGO anunciou a concessão de uma bolsa no valor de 13,3 milhões de euros para apoiar as crianças vulneráveis no Haiti e Afeganistão, em conjunto com UNICEF e ACNUR.
Forbes Life

A Fundação LEGO e a KIRKBI, os donos do Grupo LEGO, anunciaram uma bolsa de 100M Coroas Dinamarquesas (equivalente a aproximadamente 13,3 milhões de euros) para apoiar crianças vulneráveis no Haiti e no Afeganistão, em conjunto com a UNICEF, o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Education Cannot Wait (ECW).

Deste montante, 30% terá como destino o ACNUR, 20% reverte para a UNICEF e 35% segue para a ECW. Os restantes 15% “serão distribuídos a seu tempo, de acordo com as necessidades das emergências”, referem Fundação LEGO e KIRKBI.

“As crises humanitárias do Haiti e Afeganistão são inimagináveis e intensificadas pela pandemia do COVID-19. Ambos requerem uma resposta que se foque nos impactos imediatos e a longo-prazo”, diz Thomas Kirk Kristiansen, Membro da Direção da LEGO Foundation e representante da 4ª geração da família detentora da LEGO.

“A KIRKBI e a Fundação LEGO, como donos do Grupo LEGO, têm uma grande oportunidade para responder às crises. Com a bolsa, esperamos conseguir uma abordagem orientada para apoiar as pessoas do Haiti e Afeganistão – especialmente as crianças que necessitam de proteção urgentemente”, acrescenta Kirk Kristiansen.

A atribuição da bolsa é um a das últimas medidas de gestão de John Goodwin enquanto CEO da Fundação LEGO. Goodwin era CEO desde 2017 e será substituído no cargo a 1 de setembro.

Antes da crise política atual, quase metade da população do Afeganistão – 18.4 milhões de pessoas (8.2 milhões de crianças) – necessitava de assistência humanitária e proteção. Desde maio de 2021, mais de 500,000 pessoas foram desalojadas e os direitos das mulheres, famílias e crianças estão em grave risco.

Apoio no Afeganistão

De acordo com Autoridade Nacional de Estatística e Informação (NSIA), o Afeganistão tem uma das populações mais jovens e com maior crescimento do mundo, com 46% da população (11.7 milhões de crianças) com menos de 15 anos. Aqueles que fugiram da crise precisam de apoio imediato e contínuo, especialmente famílias e crianças.

“Estas bolsas são uma parte importante no nosso compromisso contínuo em apoiar crianças afetadas por crises. Sabemos que ao darmos atenção às crianças e ao seu acesso à aprendizagem em contextos de crise, especialmente as suas primeiras necessidades de estímulo, podemos fazer a diferença imediata e a longo-prazo”, diz John Goodwin, o ainda CEO da LEGO Foundation, ele que será substituído no cargo a partir de 1 de setembro por Anne-Birgitte Albrectsen.

LEGO

“Juntos, esperamos garantir a mais crianças o acesso a serviços de primeira infância e educação necessários para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas. Competências sociais e emocionais são vitais para que as crianças consigam ultrapassar os fatores de stress causados pelas situações de crise, e para criar resiliência e se adaptarem às necessidades deste mundo que se encontra em constante mudança”, declara John Goodwin.

Situação grave no Haiti

O sismo de magnitude 7.2 que abalou o Haiti a 14 de agosto, seguido pela tempestade tropical Grace, deixou meio milhão de crianças haitianas com acesso limitado a abrigos, água potável, cuidados de saúde e nutrição. Com a ameaça do COVID-19 à saúde e segurança da população do Haiti, a perda e os danos associados a estes desastres naturais mais recentes agravaram a grave situação que muitas crianças e famílias enfrentam.

“A educação não pode esperar até a emergência acabar”, refere Yasmine Sherif, da Education Cannot Wait.

“Como fundo global dedicado à educação em situações de emergência, a nossa primeira resposta de emergência é impaciente. A educação não pode esperar até a emergência acabar. Graças ao apoio da Fundação LEGO conseguimos estabelecer espaços de aprendizagem seguros para as crianças, e proporcionar apoios psicológico e social sem demoras”, declara Yasmine Sherif, Diretora, Education Cannot Wait.

Esta responsável prossegue, salientando que “as necessidades de educação durante a primeira infância são centrais para a nossa resposta, em conjunto com outros componentes de educação de qualidade. No Afeganistão, este fundo adicional vai permitir que continuemos a implementar educação comunitária dirigida às crianças mais vulneráveis, com ênfase nas raparigas”.

Mais Artigos