Neste domingo em que comemora o seu 736º aniversário, a Universidade de Coimbra (UC) assinala a data com a cerimónia solene do Dia da Universidade de Coimbra, que decorre na Sala dos Capelos, a partir das 14h30, a qual inclui a entrega do Prémio UC à empresária Cláudia Azevedo, CEO da Sonae.
Cláudia Azevedo – que integra a lista de 2025 da Forbes Portugal das 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios – sucede, nesta distinção, a Herman José (2025), Francisco Pinto Balsemão (2024), Leonor Beleza (2023) e António Guterres (2022).
“Enquanto CEO da Sonae, Cláudia Azevedo tem demonstrado uma liderança estratégica com impacto relevante na economia portuguesa, sempre alinhada com a inovação, o desenvolvimento e a responsabilidade social. As suas preocupações com a formação contínua e a requalificação do talento interno, assim como com a promoção da diversidade, da inclusão e da paridade de género, deviam ser um exemplo para todos os setores da nossa sociedade e justificam este reconhecimento”, refere o Reitor da UC, Amílcar Falcão, que presidiu ao júri de um prémio que tem o patrocínio da Fundação Santander Portugal.
Percurso de Cláudia Azevedo
Integrando o Grupo Sonae desde 1994, Cláudia Azevedo desempenhou diversas funções em empresas de diferentes setores de atividade. Entre 2001 e 2018, liderou a Sonae Investment Management, empresa dedicada à gestão de investimentos em tecnologias de informação aplicadas ao retalho e à comunicação.
Em 2013, foi nomeada CEO da Sonae Capital. É atualmente membro, entre outros, dos Conselhos de Administração da Efanor, Sonae, MC, Worten, NOS, Musti, SonaeCom e Sonae Capital.
Licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, possui um MBA pelo INSEAD e frequentou vários cursos de gestão nas universidades de Harvard e Stanford.
Tributo a professores Eméritos
Na cerimónia, que contempla a homenagem aos novos jubilados e aposentados, também será prestado tributo aos novos Professores Eméritos da Universidade de Coimbra, título instituído para distinguir docentes e investigadores pela ação e prestígio no campo académico ou científico e pela contribuição para a projeção nacional e internacional da UC.
Vão receber a medalha e diploma quatro Professores Eméritos: da Faculdade de Medicina, Isabel Maria Marques Carreira, Joaquim Carlos Neto Murta e Luís Filipe Marreiros Caseiro Alves; e da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Carlos Artur Trindade de Sá Furtado.
Leia também:





