Cláudia Azevedo vence Prémio Universidade de Coimbra 2026

A presidente executiva da Sonae SGPS, Cláudia Azevedo, é a vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2026, um prémio que conta com o patrocínio da Fundação Santander. Em comunicado, a Universidade de Coimbra (UC) realça que o prémio “não é atribuído a Cláudia Azevedo pelo poder que detém, mas pela forma como o exerce, sempre…
ebenhack/AP
Cláudia Azevedo, presidente executiva da Sonae SGPS, é a vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2026 pela liderança estratégica, ética e sustentável à frente do grupo que é responsável por cerca de 3,7% do PIB nacional.
Forbes Women Líderes

A presidente executiva da Sonae SGPS, Cláudia Azevedo, é a vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2026, um prémio que conta com o patrocínio da Fundação Santander. Em comunicado, a Universidade de Coimbra (UC) realça que o prémio “não é atribuído a Cláudia Azevedo pelo poder que detém, mas pela forma como o exerce, sempre com uma visão estratégica inovadora, um profundo sentido de responsabilidade social e um forte compromisso com a sustentabilidade e a promoção da diversidade e inclusão e da educação ao longo da vida”.

A Fundação Santander Portugal também em comunicado salienta que o prémio, é entregue oficialmente a 1 de março, durante a sessão comemorativa do 736.º aniversário da Universidade de Coimbra. E lembra que Cláudia Azevedo – que integra a lista de 2025 da Forbes Portugal das 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios – sucede, nesta distinção, a Herman José (2025), Francisco Pinto Balsemão (2024), Leonor Beleza (2023) e António Guterres (2022).

A empresária é presidente executiva da Sonae SGPS desde abril de 2019, liderando um dos principais grupos empresariais com presença nos setores do retalho, telecomunicações, tecnologia, imobiliário e investimento. Licenciada em gestão pela Universidade Católica Portuguesa, concluiu um MBA no INSEAD e frequentou programas de formação executiva nas universidades de Harvard e Stanford.

A presidente da Fundação Santander, Inês Rocha de Gouveia, destaca que a empresária dona da marca de retalho Continente, “é um exemplo de empreendedorismo e de liderança, com uma preocupação permanente com a ligação entre as empresas e a educação”. Por isso, nas palavras de Inês Rocha de Gouveia, merece receber o prémio “pelo contributo que tem dado ao longo de anos a Portugal e aos portugueses, na criação de emprego e de valor económico e social, sempre com a diversidade e a inclusão como bandeiras”.

O reitor da UC, Amílcar Falcão, que preside ao Júri do Prémio, destaca que a herdeira de Belmiro de Azevedo é uma “escolha unânime do júri desta edição. Enquanto CEO da Sonae, Cláudia Azevedo tem demonstrado uma liderança estratégica com impacto relevante na economia portuguesa, sempre alinhada com a inovação, o desenvolvimento e a responsabilidade social”. Amílcar Falcão acrescenta ainda que “as suas preocupações com a formação contínua e a requalificação do talento interno, assim como com a promoção da diversidade, da inclusão e da paridade de género, deviam ser um exemplo para todos os setores da nossa sociedade e justificam este reconhecimento”.

Os promotores do prémio lembram que a gestora é considerada uma das líderes empresariais mais influentes do país e está à frente de um grupo que é o maior empregador privado em Portugal. Com cerca de 50 mil colaboradores, a atividade da Sonae é responsável por mais de 250 mil postos de trabalho em Portugal e representa cerca de 3,7% do PIB nacional.

O Prémio Universidade de Coimbra, criado em 2004, é constituído por uma medalha e um diploma, com a atribuição de uma Bolsa de Investigação Santander no valor de 15 mil euros, destinada ao financiamento de bolsas ou ao desenvolvimento de um trabalho numa área a definir com o contributo do premiado.

Mais Artigos