Lacatoni de Carlos Carvalhal muda de dono e pisca o olho ao mercado externo

  A Lacatoni, marca portuguesa de desporto e que contava como sócio o treinador de futebol Carlos Carvalhal, mudou de mãos. A empresa, fundada em Braga, foi adquirida pela consultora de Barcelos Vincenti Capital Partners, uma operação que inicia “uma nova fase orientada para crescimento, escala e reforço da competitividade - com prioridade no serviço…
ebenhack/AP
A Lacatoni, marca de desporto portuguesa cofundada por Carlos Carvalhal, foi vendida à consultora Vincenti Capital Partners. Além do plano de crescer no segmento B2C, a nova estratégia passa também pela internacionalização para Espanha e Reino Unido.
Negócios Sports Money

 

A Lacatoni, marca portuguesa de desporto e que contava como sócio o treinador de futebol Carlos Carvalhal, mudou de mãos. A empresa, fundada em Braga, foi adquirida pela consultora de Barcelos Vincenti Capital Partners, uma operação que inicia “uma nova fase orientada para crescimento, escala e reforço da competitividade – com prioridade no serviço aos clubes e evolução da presença no segmento B2C”.

Em comunicado, a Lacatoni detalha que a aquisição pretende acelerar três frentes estratégicas. Em primeiro lugar, o reforço do serviço aos clubes, aumentando a capacidade de resposta, a personalização, a gama de produtos e incrementando a utilização de tecnologia no apoio a clientes.

Em segundo lugar, a Lacatoni pretende crescer no segmento B2C, com investimento em canais digitais, novas coleções e numa experiência de marca mais forte junto do consumidor final.

E, por fim, a internacionalização é um objetivo de médio prazo, com Espanha e Reino Unido definidos como mercados prioritários.

Citada em comunicado, a nova CEO da marca que irá liderar o plano de crescimento e expansão, Belisa Rodrigues, explica que “esta aquisição é um compromisso com o desporto e com a ambição de levar uma marca portuguesa com história a um novo patamar com investimento em produto, capacidade operacional e novos canais, sem perder a proximidade e o serviço que definem a marca”.

Belisa Rodrigues sublinha que “a Lacatoni tem história e tem futuro. O nosso foco imediato é reforçar ainda mais o apoio aos clubes e elevar a experiência do produto à entrega, da personalização ao suporte”. A gestora garante que, “em paralelo, vamos construir uma presença B2C sustentada numa nova imagem que estará na intersecção do desporto e da moda. A médio prazo, queremos preparar a marca para competir e crescer fora de Portugal”.

A empresa refere que, com a conclusão da operação, Carlos Carvalhal, cofundador e sócio deixa a empresa. Assim como António Soares, também cofundador e até agora CEO da Lacatoni, termina as funções executivas. Citado no comunicado, António Soares afirma que “saio com a certeza de que a marca entra agora numa etapa com maior capacidade de investimento e escala. Desejo o maior sucesso à equipa e à nova liderança na concretização deste plano de crescimento”.

O nome “Lacatoni”, criada em 1988, é o resultado de um anagrama que contém parte do nome de cada um dos seus três cofundadores: Lakely (António Soares), Carlos (Carlos Carvalhal) e Toni (António Oliveira).

Mais Artigos