António José Seguro é o novo Presidente da República

António José Seguro é o novo Presidente da República de Portugal, sendo, assim, o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa que desempenhou o cargo nos últimos 10 anos. Sem surpresas face às indicações que vinham sendo dadas pelas sondagens, o candidato apoiado pelo Partido Socialista venceu a segunda volta das Presidenciais, realizadas neste domingo, 8…
ebenhack/AP
António José Seguro venceu a segunda volta das Presidenciais 2026, tornando-se o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém.
Líderes

António José Seguro é o novo Presidente da República de Portugal, sendo, assim, o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa que desempenhou o cargo nos últimos 10 anos.

Sem surpresas face às indicações que vinham sendo dadas pelas sondagens, o candidato apoiado pelo Partido Socialista venceu a segunda volta das Presidenciais, realizadas neste domingo, 8 de fevereiro, superando por larga vantagem André Ventura, candidato do partido Chega.

Embora o apuramento dos resultados ainda não esteja finalizado, Seguro alcança cerca de 67% dos votos contra 33% de Ventura.

A data prevista para a tomada de posse do novo Presidente da República é 09 de março, na Assembleia da República.

Mesmo considerando que há 36.852 eleitores que só irão exercer o direito de voto no próximo domingo, dia 15 de fevereiro (devido a adiamentos em freguesias de oito municípios – Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos, Golegã, Santarém, Rio Maior, Leiria, Cartaxo e Salvaterra de Magos – devido aos estragos provocados pelas tempestades), a vitória de Seguro está garantida.

Na primeira volta das Presidenciais, realizada em 18 de janeiro deste ano, António José Seguro e André Ventura foram os mais votados, o que lhes deu o direito a disputar a segunda volta, dado que nenhum dos candidatos conseguiu mais de metade dos votos. Na primeira volta, Seguro obteve 31,12% dos votos e Ventura, 23,52%.

Na primeira volta da eleição ficaram para trás Cotrim Figueiredo (16,01%), Henrique Gouveia e Melo (12,32%), Luís Marques Mendes (11,30%), Catarina Martins (2,06%), António Filipe (1,64%), Manuel João Vieira (1,08%), Jorge Pinto (0,68%), André Pestana (0,19%) e Humberto Correia (0,08%).

Esta foi a 11ª vez que os portugueses foram chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976. Desde essa altura foram eleitos Presidentes da República: António Ramalho Eanes (mandato de 1976-1986), Mário Soares (1986-1996), Jorge Sampaio (1996-2006), Cavaco Silva (2006-2016) e Marcelo Rebelo de Sousa (2016-2026). António José Seguro é, deste modo, o 6º Presidente a ser eleito pelos portugueses.

Esta foi ainda a segunda vez na história da democracia portuguesa em que as Presidenciais foram disputadas numa segunda volta. A primeira ocorreu em 1986, entre Mário Soares e Diogo Freitas do Amaral.

Em Portugal, o Presidente da República só pode exercer dois mandatos consecutivos, cada um dos quais de cinco anos de duração. Até agora, todos os Presidentes da República eleitos cumpriram dois mandatos consecutivos.

Mais Artigos