Walmart atinge um bilião de dólares de valor de mercado e intromete-se no clube exclusivo das grandes tecnológicas

A Walmart alcançou uma capitalização bolsista superior a um bilião de dólares ("trillion" na terminologia anglo-saxónica, cerca de 846,8 mil milhões de euros) durante a sessão de negociação de terça-feira, passando a integrar um grupo restrito de empresas que atingiram uma valorização de 13 dígitos, maioritariamente composto por companhias do setor tecnológico. A maioria das…
ebenhack/AP
A Walmart ultrapassou esta terça-feira a fasquia de um bilião de dólares de capitalização bolsista, tornando-se o primeiro retalhista tradicional a alcançar este patamar, dominado sobretudo por gigantes tecnológicos como a Nvidia, Amazon, Alphabet, Microsoft e Meta. O valor corresponde a cerca de 847 mil milhões de euros.
Negócios

A Walmart alcançou uma capitalização bolsista superior a um bilião de dólares (“trillion” na terminologia anglo-saxónica, cerca de 846,8 mil milhões de euros) durante a sessão de negociação de terça-feira, passando a integrar um grupo restrito de empresas que atingiram uma valorização de 13 dígitos, maioritariamente composto por companhias do setor tecnológico.

A maioria das empresas que já ultrapassaram a marca de um bilião de dólares de valor de mercado são tecnológicas, como a Microsoft ou a Apple. A Walmart destaca-se por ser o primeiro grande retalhista tradicional a atingir este patamar.

As ações da Walmart chegaram a um máximo intradiário de 126 dólares (cerca de 106,7 euros), mantendo uma subida de 2,5% até às 12h00 (hora da Costa Leste dos Estados Unidos). O título superou assim o preço de 125,47 dólares (aproximadamente 106,3 euros) necessário para atingir a capitalização de um bilião de dólares.

Com este desempenho, a Walmart junta-se a um grupo reduzido de empresas com valorizações superiores a um bilião de dólares, um ranking elaborado pela Companies Market Cap que inclui sobretudo gigantes tecnológicos, mas também a Berkshire Hathaway e a Saudi Aramco, a petrolífera saudita parcialmente detida pelo Estado.

A Walmart está entre as 12 empresas que já atingiram a capitalização bolsita de biliões de dólares. Atualmente, no ranking mundial é a 12ª em valor bolsista. A Nvidia lidera com 4,36 biliões de dólares.

O marco foi atingido cerca de duas semanas depois de a Walmart ter passado da Bolsa de Nova Iorque para o Nasdaq-100, substituindo a farmacêutica AstraZeneca, e apenas dois dias após John Furner assumir funções como CEO, sucedendo a Doug McMillon, que liderou a empresa durante vários anos. A Walmart não respondeu de imediato a um pedido de comentário da Forbes.

Nos resultados mais recentes, apresentados em novembro, a Walmart reportou um crescimento das vendas nos Estados Unidos e tem vindo a atrair consumidores de rendimentos mais elevados, apoiada numa estratégia assente em mais promoções e no reforço das vendas online. Paralelamente, o grupo tem procurado posicionar-se como uma referência no comércio apoiado por inteligência artificial, tendo anunciado em janeiro uma parceria com a Google para permitir aos clientes comprar produtos através do chatbot Gemini.

Fundada em 1962 no Arkansas por Sam Walton e pelo irmão Bud Walton, a Walmart mantém a sua sede corporativa em Bentonville. O sucesso do grupo transformou a família Walton numa das mais ricas do mundo, que continua a deter cerca de 45% do capital da empresa.

Rob Walton, filho mais velho de Sam Walton e antigo chairman da Walmart, é atualmente a nona pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna estimada em 144,4 mil milhões de dólares (cerca de 122,3 mil milhões de euros). Jim Walton, o filho mais novo, ocupa a 12.ª posição no ranking mundial, com um património avaliado em 141,7 mil milhões de dólares (aproximadamente 120,0 mil milhões de euros). Alice Walton, filha de Sam Walton, surge logo a seguir, com uma fortuna estimada em 133,1 mil milhões de dólares (cerca de 112,7 mil milhões de euros). Lukas Walton, neto de Sam Walton, herdou a fortuna do pai, John Walton, após a sua morte em 2005, e tem um património avaliado em 48,7 mil milhões de dólares (aproximadamente 41,2 mil milhões de euros).

De acordo com dados da Companies Market Cap, a Walmart é atualmente a 12.ª empresa mais valiosa do mundo em termos de capitalização bolsista. A liderança do ranking pertence à Nvidia, com um valor de mercado de 4,36 biliões de dólares (cerca de 3,69 biliões de euros).

Zachary Folk/Forbes Internacional

Mais Artigos