Talento e bem-estar da equipa são motores de inovação

Em 2025, a Milestone assinala 15 anos de atividade e consolida a sua posição de referência entre as consultoras tecnológicas em Portugal. O percurso da empresa é marcado por decisões estratégicas que moldaram a sua identidade e abriram caminho para o crescimento sustentado. “Desde o início quisemos ser uma consultora próxima, humana e orientada ao…
ebenhack/AP
Fundada em 2010, a Milestone ultrapassou este ano os 200 colaboradores e reforça aposta na inovação e na internacionalização. Com uma taxa de retenção de 93%, a empresa demonstra que cultura forte e proximidade são fatores críticos de sucesso
Forbes LAB

Em 2025, a Milestone assinala 15 anos de atividade e consolida a sua posição de referência entre as consultoras tecnológicas em Portugal. O percurso da empresa é marcado por decisões estratégicas que moldaram a sua identidade e abriram caminho para o crescimento sustentado. “Desde o início quisemos ser uma consultora próxima, humana e orientada ao impacto no negócio dos clientes”, recorda Miguel Guerra Machado, Executive Partner da Milestone. Essa visão diferenciadora guiou a expansão ao longo da última década, permitindo conquistar estatutos de parceiro SAP, Microsoft e Cisco Gold Partner, e consolidar uma carteira de cerca de 200 empresas ativas.

Mas, o crescimento trouxe também desafios internos adicionais. “Quando ultrapassámos os 50 colaboradores, percebemos que era essencial profissionalizar a gestão e fortalecer processos internos para escalar com qualidade”, explica o responsável. Hoje, com mais de 200 colaboradores, a Milestone entra numa nova fase, que reforça a aposta na inovação e na internacionalização.

As prioridades estratégicas atuais refletem a transformação acelerada do setor. “Estamos focados em tecnologias emergentes como inteligência artificial, cibersegurança e automação inteligente, áreas críticas para apoiar a transformação digital dos nossos clientes”, sublinha o Miguel Guerra Machado. A aposta em Cloud, Analytics e soluções SAP mantém-se como pilar do negócio, enquanto a presença internacional ganha relevância para acompanhar clientes globais e explorar sinergias europeias.

Pessoas felizes, inovação sustentável

O talento interno é outro fator diferenciador na Milestone. A empresa destina metade do orçamento anual de recursos humanos a programas de apoio físico, emocional e financeiro, promovendo o equilíbrio e a satisfação. “A diversidade é central para nós. Temos uma representação feminina superior à média nacional em áreas STEM e cargos de liderança”, destaca ainda o executivo. O desafio, admite, está em continuar a atrair e a reter profissionais altamente qualificados sem perder a cul-

tura de proximidade e de colaboração. Essa cultura organizacional é vista, internamente, como um motor de resultados. “A autonomia, responsabilidade e espírito de equipa são determinantes para a qualidade das entregas e para a relação com os clientes”, afirma o partner. A taxa de retenção de 93% e distinções como o prémio de “Empresa Mais Feliz para Trabalhar” reforçam o impacto desta abordagem. Ao celebrar década e meia de existência, a Milestone mostra que o sucesso não resulta apenas da tecnologia, mas da forma como esta é colocada ao serviço das pessoas e das organizações. “O que nos trouxe até aqui foi nunca abdicar da nossa identidade. E é isso que continuará a guiar-nos no futuro”, conclui Miguel Guerra Machado.

Este conteúdo foi produzido em parceria com a Milestone.

Mais Artigos