Saiba quem é a nova líder do Santander em Portugal

O grupo Santander anunciou que, a partir de 1 de março, Isabel Guerreiro vai assumir a liderança da operação em Portugal, sucedendo a Pedro Castro e Almeida que foi nomeado Chief Risk Officer da instituição. Até à data, Isabel Guerreiro desempenhava o cargo de vice-presidente do Santander em Portugal. O banco espanhol liderado por Ana…
ebenhack/AP
Isabel Guerreiro é a nova CEO do Santander em Portugal, a partir de 1 de março. A gestora era, até agora, vice-presidente do banco. Já Pedro Castro e Almeida transita para o cargo de Chief Risk Officer do Grupo Santander.
Líderes Negócios

O grupo Santander anunciou que, a partir de 1 de março, Isabel Guerreiro vai assumir a liderança da operação em Portugal, sucedendo a Pedro Castro e Almeida que foi nomeado Chief Risk Officer da instituição. Até à data, Isabel Guerreiro desempenhava o cargo de vice-presidente do Santander em Portugal.

O banco espanhol liderado por Ana Botín detalha que a nomeação de Isabel Guerreiro “representa uma aposta clara na estratégia de crescimento e inovação de um banco líder em Portugal”. E lembra que a gestora “teve um papel central na transformação digital do banco, em Portugal e a nível europeu, como responsável máxima desta área dentro do grupo para a Europa”.

Isabel Guerreiro conta com mais de 20 anos de experiência no setor financeiro, sendo que integrou o grupo Santander em 2005. Foi administradora executiva em Portugal, responsável pela rede de particulares e negócios e membro do Supervisory Board do Santander Polónia. A nova CEO do Santander em Portugal é licenciada em engenharia informática pelo Instituto Superior Técnico, possui um MBA do INSEAD e formação complementar em Stanford, Harvard e Wharton.

Sobre esta nomeação, a presidente executiva do Banco Santander, Ana Botín, sublinha que “a Isabel é uma líder com provas dadas e amplamente respeitada, que personifica a cultura do Santander, com uma forte ambição de melhoria contínua e um elevado compromisso, ano após ano, de servir com consistência as suas equipas, clientes, acionistas e a sociedade”.

Ana Botín comenta ainda a nomeação de Pedro Castro e Almeida para o novo cargo sublinhando que “o conhecimento profundo que o Pedro tem dos negócios do grupo e a sua abordagem disciplinada ao risco fazem dele a escolha certa para liderar a função de risco do grupo”. E realça que: “estas mudanças demonstram a força e profundidade da nossa equipa de gestão de topo e a disciplina do nosso planeamento de sucessão, bem como o nosso foco contínuo em executar a nossa estratégia de forma consistente e em criar valor no longo prazo”.

No mesmo comunicado o grupo lembra que Pedro Castro e Almeida integrou o Santander em 1993 e liderou o Santander Portugal como presidente executivo nos últimos sete anos. Durante o seu mandato, “o banco realizou uma profunda transformação digital e operacional, reforçando o seu posicionamento como uma das instituições financeiras mais rentáveis e eficientes do mercado”, pode ler-se no documento.

Nos últimos anos, o gestor também foi responsável regional do Santander para a Europa e, recentemente, foi chamado a liderar o processo de integração do banco britânico TSB, adquirido pelo Santander ao Sabadell.

Mais Artigos