Segundo homem mais rico da República Checa quer assumir controlo da Fnac Darty

Daniel Kretinsky, investidor checo com um vasto portefólio nos setores da energia, indústria e media, avançou com uma oferta para se tornar acionista maioritário da Fnac Darty. A proposta, apresentada através do EP Group, avalia o grupo francês em cerca de 1.100 milhões de euros, com um preço de 36 euros por ação. O EP…
ebenhack/AP
O bilionário checo Daniel Kretinsky, segundo homem mais rico da República Checa segundo a Forbes, lançou uma oferta para adquirir a maioria do capital do grupo francês Fnac Darty, que está presente em Portugal através da Fnac e, desde outubro do ano passado, através da marca Darty (ex-MediaMarkt).
Negócios

Daniel Kretinsky, investidor checo com um vasto portefólio nos setores da energia, indústria e media, avançou com uma oferta para se tornar acionista maioritário da Fnac Darty. A proposta, apresentada através do EP Group, avalia o grupo francês em cerca de 1.100 milhões de euros, com um preço de 36 euros por ação.

O EP Group, veículo financeiro controlado por Kretinsky, detém atualmente 28,5% do capital da Fnac Darty e pretende ultrapassar a fasquia dos 50% do capital ou dos direitos de voto. A oferta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração da Fnac Darty e tem como única condição o sucesso dessa maioria. O acordo prevê ainda o pagamento de 81,09 euros em dinheiro por cada obrigação convertível em ações Oceane, representando um prémio de 19% face à cotação de fecho de 23 de janeiro.

Desde a sua entrada no capital da empresa, em 2021, Daniel Kretinsky tem vindo a reforçar progressivamente a sua posição. O empresário afirmou que, ao longo deste período, pôde “apreciar a solidez do modelo multicanal da Fnac Darty e a relevância da sua estratégia ‘Beyond Everyday’”, sublinhando que o objetivo do EP Group é apoiar a empresa, a sua gestão e a visão estratégica definida.

O grupo garante que não pretende alterar a política de dividendos, nem a sede da empresa, que continuará em França, mantendo igualmente a atual equipa de gestão.

Quem é Daniel Kretinsky

Fundador e principal acionista do grupo energético EPH, Daniel Kretinsky é considerado o segundo homem mais rico da República Checa pela Forbes local. O empresário é self made, tem um património avaliado em cerca de 10,1 mil milhões de dólares (8,52 mil milhões de euros). O seu portefólio inclui participações em empresas como a Royal Mail, a ThyssenKrupp, a cadeia francesa Casino, a Makro e títulos de media como o jornal Le Monde, além de ativos desportivos como o Sparta de Praga e o West Ham United. Daniel Kretinsky figura na lista da Forbes Internacional dos homens mais ricos do globo do ranking 2025 na posição #302.

A Fnac Darty está presente em 14 países, conta com mais de 1.500 lojas e cerca de 30.000 trabalhadores. Em 2024, o grupo registou um volume de negócios superior a 10.000 milhões de euros. Os resultados preliminares do último exercício apontam para um crescimento de 1,2% do resultado operacional corrente, para 203,1 milhões de euros, e um aumento de 0,7% das vendas, para 10.329,8 milhões de euros, num contexto que a empresa descreve como particularmente difícil para o setor da distribuição, sobretudo em França.

Em Portugal, o grupo francês prepara uma nova fase da sua presença no mercado. As lojas MediaMarkt, adquiridas em 2023, vão passar a operar sob a marca Darty a partir de 1 de outubro de 2025. O plano de expansão prevê mais de 30 lojas até 2030 e a criação de cerca de 500 postos de trabalho. Em paralelo, o grupo mantém a operação da Fnac em Portugal, reforçando a sua estratégia multicanal com foco no serviço ao cliente.

A ofensiva sobre a Fnac Darty surge num momento em que o EP Group está envolvido em várias operações de grande escala na Europa, incluindo a tentativa de assumir o controlo da Royal Mail, num negócio que poderá tornar-se a maior aquisição estrangeira alguma vez realizada por uma empresa checa. Uma trajetória que consolida Daniel Kretinsky como um dos investidores europeus mais ativos e influentes da atualidade.

com Lusa

Mais Artigos